terça-feira, 29 de março de 2011

Encontro do Plano de Habitação será realizado nesta quarta-feira em São João da Barra



São João da Barra irá sediar, nesta quarta-feira (30), o Encontro Regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro (PEHIS-RJ). O evento será realizado no Auditório Municipal, das 10h às 14h, e irão participar a prefeita Carla Machado, o Secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, prefeitos e representantes de secretarias vinculadas ao setor de habitação dos outros oito municípios que compõem a região Norte Fluminense e a sociedade civil organizada.
Com o tema “O início de um novo tempo para o setor habitacional”, o PEHIS-RJ é coordenado pela Secretaria de Estado de Habitação e será desenvolvido no período de 10 meses, em três etapas: proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação. O objetivo é consolidar o planejamento da ação do Governo do Estado referente à questão habitacional e promover condições de acesso à moradia a todos os seguimentos de população, em especial para a população de baixa renda.
Os primeiros encontros visam compartilhar com os representantes dos poderes públicos municipais e da sociedade civil organizada a apresentação da proposta metodologia que embasará o PEHIS-RJ, norteando os procedimentos a serem adotados. Serão, ao todo, três oficinas em cada uma das oito regiões do Estado, sendo a que acontece nesta quarta-feira em São João da Barra a primeira da região Norte Fluminense.
— O Plano Estadual de Habitação nos aponta como enfrentar o déficit e vai servir de instrumento garantidor dos recursos federais através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Fenhis) — explicou o secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, lembrando que o investimento é de R$ 1 milhão para formular uma estratégia de identificação e enfrentamento das necessidades habitacionais do Estado.
Os nove municípios que integram a região Norte Fluminense são: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé e Quissamã.

sábado, 26 de março de 2011

Esporte Clube São João da Barra empata o primeiro jogo do returno da segundona 2011



O Esporte Clube São João da Barra iniciou o segundo turno jogando fora de casa e conseguiu um empate frente a equipe do São Cristovão, com este resultado a equipe continua na 4º colocação do grupo A com 18 pontos ganhos atrás do Teresópolis em 3º com 20 pontos, Bonsuceso em 2º com 31 pontos e em 1º o Sendas também com 31 pontos, o proximo confronto do ECSJB será frente a equipe do Aperibeense na proxima quarta dia 30/03 às 18hs no estádio Manoel José Viana de Sá, um fato marcante nesta partida de hoje com o São Cristovão foi a homenagem feita para o técnico Jorge Sena, que iniciou sua carreira brilhante no futebol na equipe cadete, momento de muita emoção que foi transmitida pelas ondas sonoras da Rádio Barra Fm, com a cobertura em cima do lance do experiente e competente reporter Ricardo Cardoso, parabéns professor Jorge Sena, você merece!!!

ESPORTE CLUBE SÃO JOÃO DA BARRA INICIA HOJE O SEGUNDO TURNO DA SEGUNDA DIVISÃO DO ESTADUAL DE FUTEBOL 2011.


Hoje inicia o segundo turno da segundona no Estádio Figueira de Melo em São Cristovão na capital do estado, o Esporte Clube São João da Barra viajou esta manhã, a equipe vai desfalcada do zagueiro Odvan e o cabeça de área Jhony que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e mais o meia Rondineli que esta contundido, a Equipe Esportiva Digital do seu rádio estará lá informando tudo o que acontecer a partir das 15h30 com a melhor transmissão do seu rádio e também pela www.barrawebradio.com.br, vamos todos torcer por mais uma vitória do ECSJB, é a Rádio Barra Fm torcendo com você pelo ECSJB, rumo a primeirona em 2012!!!

Prédio que abrigou antiga Cadeia Pública passa por restauração e será transformado em Centro de Informações Turísticas e em memorial






Construído entre 1794 e 1797, período colonial de São João da Barra, o prédio que abrigou a antiga Cadeia Pública e Câmara dos Vereadores, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1967, é um marco imponente no Centro da cidade. As obras de restauração realizadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura já foram finalizadas e o espaço deve ser inaugurado ainda nesse primeiro semestre de 2011. O local vai abrigar um Centro de Informações turísticas e um memorial, com 25 esculturas de fibra plástica, em tamanho natural, que representarão integrantes da sociedade da época, desde escravos, a cobradores de impostos.
A informação é do subsecretário municipal de Cultura, Fernando Antonio Lobato, que está animado com a finalização do projeto, que entra agora, na parte de licitações e montagem com os equipamentos internos do prédio, como o mobiliário no estilo dos móveis da época.
Por ser tombado como Patrimônio Histórico, este é o primeiro prédio da cidade restaurado respeitando sua construção original. Foram acrescentados apenas banheiros, inclusive com acesso facilitado a portadores de necessidades especiais, e um elevador, também para facilitar o acesso. Todos os acréscimos tiveram supervisão do Iphan.
A restauração é uma das ações norteadoras da gestão da prefeita Carla Machado que recebeu os arquitetos do Iphan em 2005, seu primeiro ano de mandato, para se estudar a possibilidade da restauração do local. Na ocasião, a prefeita determinou a realização de uma licitação para restauração do prédio. Orçado em R$ 927 mil a data de ordem de serviço foi 22 de março de 2010.
– Encontrei um documento do Iphan, da década de 1960, determinando que o espaço virasse um museu e um centro de informações turísticas. Levamos a proposta para o Conselho Municipal de Cultura. Como não temos material suficiente para um museu, decidimos fazer essa espécie de memorial, com as esculturas que são inspiradas nas pinturas de Debret, que retratam bem essa época colonial, para que as pessoas possam ver as vestimentas e ter informações da sociedade da época – explica Fernando Lobato, que também é historiador e presidente do Conselho Municipal de Cultura.
O prédio possui dois andares: o térreo, onde funcionará o Centro de Informações Turísticas, com lousas digitais, onde os visitantes poderão se informar sobre os pontos turísticos e naturais do município, que podem ser visitados, e o andar superior, onde funcionará uma espécie de centro memorial, com uma exposição de documentos históricos, doados por Fernando Lobato.
– São coleções que reúno durante anos, muitas que foram jogadas fora por antigas administrações municipais. Entre elas, temos um ofício de felicitação pelo nascimento do Príncipe do Grão-Pará, um título nobiliárquico brasileiro, pertencente apenas a membros da família imperial do Brasil, criado durante o Primeiro Império. Também temos algo sobre a construção da Câmara. Pretendemos desenvolver nesse espaço um projeto de levantamento histórico sobre a vida pública no município, aproveitando os universitários bolsistas de História. Essa é uma idéia da prefeita, ter movimento naquele espaço cultural, já que teremos também um curso de guias turísticos mirins – observa o subsecretário, acrescentando que também será possível uma parceria com o Arquivo Público Municipal de Campos na realização de um curso de recuperação de documentos.
A recuperação do patrimônio arquitetônico é uma forma de se manter viva a raiz cultural sanjoanense. Outros prédios importantes historicamente já foram recuperados: a antiga Estação Ferroviária, que atualmente é a Estação das Artes Derly Machado; o centenário Cine Teatro São João, que movimenta as artes cênicas, música, cinema e oficinas; e o antigo Grupo Escolar Alberto Torres, que se transformou no Palácio Cultural Carlos Martins. A empresa responsável pela obra é a Conenge Engenharia Ltda, a mesma que restaurou o antigo Grupo Escolar Alberto Torres.

Curiosidades históricas
Não é difícil imaginar, ao passar em frente ao imponente prédio na área central da cidade, que por trás daquelas grossas paredes e grades, muitos atos importantes e também atrocidades foram cometidos. Na parte superior, que serviu à Câmara Municipal até o século XIX, existe um alçapão que era usado para lançar diretamente nas celas da parte inferior os criminosos e até militares revoltosos. A argamassa das paredes é misturada com óleo de baleia, e as grades triplas de ferro nas janelas. A pedra fundamental da obra da Casa da Câmara e Cadeia foi lançada em 1794, mas a construção foi concluída e inaugurada apenas em 1977.
Técnico em Turismo e pesquisador, André Pinto é um dos sanjoanenses que, interessado na história da cidade, mantém um acervo rico em detalhes e curiosidades sobre o desenvolvimento do município. Entre livros e muitas anotações, André retira algumas curiosidades sobre a Casa da Câmara e Cadeia, que muita gente desconhece.
— Na época do Brasil império, quando a Câmara solicitava um orçamento ao governo imperial, ela pedia auxilio de verba apenas para água e luz dos prisioneiros. Não se falava em comida. Dizem relatos que os presos eram pedintes de comida aos transeuntes que passavam por ali — informa o pesquisador.
André Pinto ressalta que já houve um enforcamento em série, envolvendo quatro escravos, acusados de terem matado o senhor de engenho. “O pelourinho era frente à cadeia e esse enforcamento serviu para dar exemplo aos prisioneiros. Segundo o livro “Apontamentos para a história de São João da Barra”, de autoria do meu pai, João Oscar Pinto, um dos escravos teria até conseguido fugir”, acrescenta.
Outro fato curioso ressaltado por André em seus estudos, diz respeito à função da Câmara, que fazia o papel de Legislativo e Executivo na cidade. “O Poder Legislativo servia até mesmo para cuidar dos órfãos do local, tratava da questão da infância nos lugares onde não existia a Roda dos Expostos, por exemplo, além de outras atribuições”, explica.
Além de informações retiradas de livros e documentos históricos, que nos apresenta muitos atos e leis interessantes outorgados na Câmara, André Pinto coleciona relatos de moradores antigos da cidade, como Agenor Pinto, o “Nonô Carcereiro”, que por volta de 1940 trabalhou no prédio que serviu de sede para uma delegacia de polícia. “Ele dizia que a cadeia tinha uma tubulação ou ‘túnel de pedra’ que era para esgoto, com vazão para o Rio Paraíba, mas que teria sido utilizada para fuga de presos. Tal fato nunca foi comprovado e nem o túnel descoberto”, informa André.
Em um dos atos que fazem parte do acervo do pesquisador, lemos que em 12 de março de 1808, por exemplo, os camaristas (hoje, vereador) Domingos Álvares de Barcelos, Amaro da Silva Moreira, João Batista Pinto de Sá Costa e Antônio Pinto Neto enviaram um ofício de boas vindas ao Príncipe Regente de Portugal, Dom João VI, e sua família, que aportavam no Brasil. “E embora os camaristas fossem obrigados a exercer suas funções gratuitamente, eram lhes concedidos gratificações, pagas pelos rendimentos da Câmara, que variavam de acordo com os termos”, diz.
Outro fato curioso se passou em 1821, e envolvia uma questão ambiental. A Câmara, verificando que a Rua Boa Vista havia sido quase extinta por causa da força do Rio Paraíba do Sul, resolveu combater o desastre ambiental exportando pedras do Rio de Janeiro em embarcações. As pedras foram colocadas nas margens, nos lugares mais ameaçados, até conseguirem combater o assoreamento.

Alunos do curso de Segurança do Trabalho são diplomados em SJB



A Prefeitura de São João da Barra, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), realizou na última quinta-feira a diplomação dos 24 alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no Auditório Municipal e as primeiras turmas formadas são das localidades de Sabonete e Barcelos.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, a segurança no local de trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando as relações humanas no ambiente de trabalho. “As empresas que disponibilizam da segurança no trabalho, evitam os acontecimentos trágicos com o funcionário que esta a serviço”, completou.
A reitora do IFF Cibele Daher Botelho Monteiro disse que a segurança no trabalho é uma área bastante ampla que atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores, em geral, em fábricas, construção civil, hospitais, empresas comerciais e indústrias, também pode atuar na área rural e em empresas Agroindustriais.
– O técnico de segurança do trabalho tem as seguintes funções: inspecionar locais, instalações, e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores de risco de acidentes, estabelece normas e dispositivo de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes – comentou a gerente de planejamento e controle educacional, Florita Fernandes Moço.
O formando Preslei Veiga está bastante otimista e se encontra preparado para enfrentar o mercado de trabalho. “Fiz esse curso pensando em trabalhar nas empresas que se instalarão aqui em São João da Barra em função do Porto do Açu. Não vejo a hora de pôr em prática o que aprendi”, ressaltou.
De acordo com Preslei, a melhor maneira de reduzir gastos da empresa é investir na prevenção de acidentes. “Muito empresário tem a idéia errônea que devem diminuir investimentos em equipamentos de proteção ao funcionário, mas pensamentos assim podem acarretar inúmeros prejuízos à empresa”, explicou.
O diretor do IFF Núcleo Avançado de São João da Barra, Roberto José, informou que nos próximos dias será assinado um convênio com a Prefeitura Municipal visando à implantação dos cursos de eletromecânica e metalurgia que provavelmente serão iniciados em junho, com 180 alunos, no prédio provisório do IFF, ao lado da Delegacia Legal, na chegada da cidade.

Superporto do Açu entre os três maiores complexos portuários do mundo


LLX duplica capacidade do empreendimento com terminal onshore

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, divulgou a duplicação do volume de cargas movimentadas no Superporto do Açu, em construção no município de São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro. A construção adiantada e o início das obras do canal onshore, TX2, no primeiro semestre capacitam o empreendimento na movimentação de 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os três maiores complexos portuários do mundo.
O Superporto vai atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2, contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito além de granéis líquidos, carga geral e veículos.
O ano de 2011 será marcado pelo pleno funcionamento de vários canteiros de obra simultâneos no Superporto do Açu.
No total serão investidos no Superporto do Açu R$3,4 bilhões no empreendimento que está sendo construído no norte do Estado do Rio de Janeiro. Desde o início de 2007, já foram investidos R$ 1,2 bilhão na construção do empreendimento. O Complexo Industrial do Superporto do Açu deve atrair investimentos de U$ 40 bilhões.
Demonstrativos Anuais
A LLX também divulgou o resultado de 2010. Como o empreendimento está em fase pré-operacional a LLX encerrou o ano com prejuízo de R$12,7 milhões.
A empresa encerrou o ano de 2010, com imobilizado consolidado de R$791,9 milhões no término do exercício, contra R$606,7 milhões no final de 2009. O aumento está associado, ao andamento físico das obras do Superporto do Açu. Em 31/12/2010 o saldo de caixa foi de R$115,6 milhões em caixa e equivalentes de caixa, em relação aos R$481,9 milhões de 2009. O saldo de caixa é reflexo da realização dos investimentos para implantação e desenvolvimento do Superporto do Açu. Além deste caixa, o ativo circulante inclui R$ 231 milhões relativos ao mútuo da LLX para PortX a ser liquidado na conclusão da OPA prevista para o 2º trimestre de 2011.


Mercado de Capitais
As ações da LLX são listadas no Novo Mercado, nível mais elevado de Governança Corporativa da Bovespa, reforçando a importância do Mercado de Capitais para a Companhia. Com a cisão parcial da LLX, o Superporto Sudeste passou a ser negociado separadamente no Novo Mercado, a partir de 3 dezembro de 2010, como PortX.
A capitalização de mercado da LLX combinada com a da PortX atingiu 6,7 bilhões em 31/12/2010, sendo R$3,3 bilhões referentes a LLX e R$3,4 bilhões referentes a PortX, permanecendo estável se comparada com a alcançada no ano anterior pela LLX quando incluía a LLX Sudeste como controlada.
Responsabilidade socioambiental
A LLX acredita que possui papel social estratégico e transformador nas áreas onde atua e, por isso, conduz seus projetos de forma sustentável, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Alinhada à Política de Sustentabilidade do Grupo EBX, a empresa adota e dissemina conceitos, práticas e procedimentos com foco em responsabilidade social empresarial.
Em 2010 foram investidos cerca de R$2 milhões nos projetos socioambientais do Superporto do Açu onde a empresa mantém cerca de 50 programas socioambientais. A Companhia entende que transparência e responsabilidade são chaves para a condução de seus negócios. A relação harmoniosa com as comunidades onde seus projetos estão localizados também promove o desenvolvimento sustentável dessas regiões.
Sobre a LLX
A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário.
Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.
O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais, um offshore e outro onshore, em construção em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil, sendo o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.
Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e Chinamax, que transporta até 400 mil toneladas de carga.
No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Complexo Portuário Privativo de Uso Misto do Superporto do Açu, sendo R$ 1 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória, ferro gusa e carga geral).
A LLX possui cerca de 70 memorandos de entendimento em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. Entre eles está o acordo de cooperação com a Wisco, terceira maior siderúrgica da China, assinado com a EBX em novembro de 2009 para associação entre as duas empresas para a construção e operação de uma planta siderúrgica integrada no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A previsão é que a siderúrgica tenha capacidade inicial para produção de 5 milhões de toneladas de produtos por ano, com a possibilidade de aumento nos próximos anos.
A LLX também assinou contrato com a ítalo-argentina Ternium para a instalação de parque siderúrgico no Superporto do Açu. O contrato foi celebrado pela LLX Açu, subsidiária da companhia, e envolve a alienação da totalidade das ações da Siderúrgica Norte Fluminense (SNF), empresa controlada pela LLX Açu. O parque siderúrgico terá capacidade inicial de produção de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto por ano.
Também foram celebrados dois contratos take or pay de longo prazo para serviços portuários. Um deles prevê o embarque de produtos fabricados no parque siderúrgico da Ternium, e o outro o desembarque de carvão. Com a Anglo American, a empresa possui um contrato take or pay para embarque de minério de ferro Superporto do Açu. Além disso, a LLX também assinou acordos comerciais com a Camargo Correa Cimentos e com a Votorantim Cimentos para a implantação de unidades industriais para a produção de cimento no Complexo Industrial do Superporto do Açu.
O início da operação do Superporto está previsto para o final de 2012. Os dois terminais, TX1 e TX2, reduzirão o gargalo logístico do Brasil com a criação do mais eficiente corredor para o comércio exterior do país, ligando os mais importantes mercados mundiais ao Complexo Industrial do Superporto do Açu.

quinta-feira, 24 de março de 2011

São João da Barra tem o maior investimento por habitante do Brasil!


Hoje foi publicada uma matéria no Blog do Roberto Moraes que vem de encontro a comunidade de São João da Barra, informando como a prefeitura investe os seus recursos por habitante, o municipio investiu 52% em relação ao orçamento total em 2009, o município de São João da Barra teve registrado o maior investimento por habitante do Brasil com R$ 3.673,00. Macaé ficou como 39º nesta relação investimento por habitante colocado com R$ 934,00. O investimento por habitante de Campos, em 2009, foi de apenas R$ 379,00. Fonte: Anuário 2010 Multicidades da Frente Nacional de Prefeitos.

É São João da Barra liderando um ranking que qualquer município do Brasil gostaria de estar liderando, parabéns São João da Barra, construindo o amanhã!

sábado, 19 de março de 2011

Esporte Clube São João da Barra vence de virada


O Esporte Clube São João da Barra foi a Macaé neste sábado e fez bonito frente ao Serra Macaense vencendo de virada pelo placar de 2 x 1, Leandro Sena e Renan marcaram para o ECSJB, a vitória vem em um momento onde a equipe mais precisa do resultado, resultados anteriores negativos, jogadores contundidos, mas essa vitória pode reverter essa má fase, na proxima quarta é o fechamento do primeiro turno e a partida sera em Mesquita as 16 horas, com cobertura da Barra Fm 87,9 Mhz e www.barrawebradio.com.br, transmitindo ao vivo a partir das 15:45 horas, todo mundo ligadinho, passando aquela corrente positiva para os jogadores do ECSJB é a Rádio Barra Fm torcendo junto com você pelo Esporte Clube São João da Barra rumo a primeirona em 2012!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exposição o Rio de Machado é prorrogada até dia 27 em SJB


A Exposição Itinerante O Rio de Machado, foi prorrogada até dia 27 de março, no Palácio Cultural Carlos Martins, rua dos Passos, Centro, São João da Barra. Uma boa pedida para quem não teve a oportunidade de apreciar a
a mostra fotográfica de Pedro Vasquez que faz referência aos pontos da cidade do Rio de Janeiro citados nas obras do escritor Machado de Assis.
A prorrogação foi confirmada por Liane Varsano da assessoria da Gutemberg Comunicações, empresa que está produzindo o Projeto Imagens – Exposições Itinerantes do Acervo do CCBB- RJ, atendendo a solicitação do secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves. “Temos que aproveitar o acervo da exposição para que outros alunos e pessoas da comunidade possam conhecer um pouco mais sobre a capital do estado e parte das histórias de Machado de Assis”, disse o secretário.
A exposição itinerante da década de 1980 retrata a história do cotidiano do Rio de Janeiro, que servia de inspiração para Machado de Assis escrever suas crônicas, contos, dramaturgias, poemas, romances e novelas. A mostra é uma parceria entre o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal, visando a valorização cultural, social e econômica.

terça-feira, 15 de março de 2011

Eike planeja lançar companhia de navegação e fazer mais 2 IPOs


Empresário vai investir até US$ 40 milhões por dia para atender à demanda crescente por produtos manufaturados e commodities
O conglomerado de Eike Batista vai investir até US$ 40 milhões por dia para atender à demanda crescente por produtos manufaturados e commodities do Brasil prevista para os próximos anos. O empresário, de 54 anos, disse em entrevista ao The Wall Street Journal hoje que planeja criar uma nova empresa de navegação, comprar uma firma no setor de automação e fazer parceria com grandes indústrias globais no Brasil, entre outras iniciativas.
Os planos de Eike Batista podem ter um impacto significativo no País, que está crescendo rapidamente, mas enfrenta sérios problemas de infraestrutura. A companhia, que atua em petróleo e gás, energia elétrica, logística e imóveis, está rapidamente ampliando seus investimentos dos atuais cerca de US$ 20 milhões por dia, uma vez que a demanda por matérias-primas brasileiras - sobretudo da China - aumenta.

Uma boa parte dos investimentos da holding EBX Brasil está indo para o Porto de Açu, um imenso terminal que está sendo construído pela LLX Logística no Rio de Janeiro. Além do porto, que é projetado para acomodar os maiores navios do mundo quando começar a operar, em 2012, o complexo também incluirá uma central de energia, uma siderúrgica e uma fábrica de carros, entre outros negócios.

Eike disse que um acordo deve ser anunciado em junho ou julho com uma montadora "europeia ou japonesa" para construir uma fábrica no Porto de Açu.

"Teremos logísticas perfeitas", disse, em referência à proximidade entre o porto e as fábricas no complexo integrado. A planejada fabricante de veículos "vai economizar US$ 300 por carro feito em Açu" em comparação com a produção de carros em qualquer outra parte do Brasil, disse. Eike disse que não podia ainda anunciar o nome da montadora.

Ele também disse que planeja criar uma nova companhia de navegação para entregar produtos no exterior com o objetivo de lucrar com a demanda global por commodities e outros produtos brasileiros. Ele não quis dar detalhes.

A General Electric Co também deve operar no Porto do Açu, onde fará equipamentos para a indústria de petróleo, que está crescendo rapidamente por causa das grandes descobertas no litoral brasileiro, disse Eike. Ele acrescentou que um acordo deverá ser assinado quando o presidente norte-americano Barack Obama visitar o Brasil esta semana. Um porta-voz da GE disse que a companhia não pode comentar estes planos até depois da visita de Obama.

Eike disse que a EBX já tem uma carteira ampla de negócios. No entanto, a companhia está interessada em adquirir um fornecedor de serviços de automação no Brasil. Suas companhias gastam "muito dinheiro" com fornecedores de serviços de automação, portanto, ele acha que pode ser melhor comprar um deles, mas não deu mais detalhes.

O empresário também disse que planeja fazer ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) de duas outras unidades: a mineradora de ouro AUX e a empresa de cobre CUX. Ele não deu prazos para os IPOs, mas disse que deverão acontecer nos próximos meses. Em fevereiro, a AUX anunciou um acordo para comprar cerca de 80% da mineradora de ouro canadense Ventana Gold Corp, num acordo que projeta o valor da companhia em cerca de US$ 1,5 bilhão. A EBX e cinco de suas unidades operacionais já têm ações negociadas em bolsa.

Apesar das agressivas iniciativas de investimento, Eike afirma que suas companhias têm agora "menos de R$ 5 bilhões" (cerca de US$ 3 bilhões) em dívidas. Para investimentos futuros, tais como um de R$ 3,5 bilhões em minério de ferro anunciado em fevereiro, ele disse que o financiamento já foi fornecido por diversos bancos. "Não vamos ao mercado (da dívida)", disse.

Eike também disse que não quer permitir que outros acionistas detenham mais de 20% de qualquer de suas companhias. Alguns parceiros, como a Wuhan Iron and Steel, da China, que tem uma participação de 17% na sua MMX Mineração e Metálicos SA, estão perto desta marca, mas o executivo disse que não quer reduzir sua própria participação ao deixar que outros tenham uma fatia muito grande em seus negócios.

De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, Eike também está construindo hotéis no Rio. Mas ele teme que a infraestrutura do Brasil não esteja ainda pronta para eventos tão grandes. "Eu não gosto do timing", disse. No entanto, ele disse que as companhias de construção brasileiras vão deixar a infraestrutura pronta. As informações são da Dow Jones.

Prefeitura de SJB quer implantar lousa digital





Um projeto inovador, que visa atrair a atenção dos alunos, reduzir a evasão escolar e a repetência, além de facilitar o trabalho dos professores. A secretaria de Educação de São João da Barra apresentou na segunda-feira, durante a sessão do Legislativo, proposta para implantação da lousa digital, substituindo os antigos quadros negros, englobando as maiores unidades educacionais em todos os distritos. A apresentação foi feita pelo secretário Antônio Neves e as coordenadoras pedagógicas Regina Lanes e Tatiana Paixão e acompanhada por outros integrantes da equipe.
Inicialmente, segundo o secretário de Educação, Antônio Neves, a idéia é instalar os equipamentos em 15 escolas. A partir do momento em que os índices forem melhorando, o projeto, estimado em R$ 275 mil por mês, poderá crescer. Além da lousa, a secretaria de Educação está exigindo no Edital que se encontra em preparação, que a empresa forneça pelo menos duas mil aulas – com base no projeto político-pedagógico da Semec – treinamento, suporte técnico, atualização, instalação e adaptação das unidades escolares.
- Todos estes custos serão cobertos pela empresa que vencer a concorrência. Estamos abrindo um processo licitatório a nível nacional, porque queremos que a proposta vencedora seja a melhor e mais abrangente para o município. Já vimos como o sistema funciona em outras cidades, inclusive nossos professores estiveram em Presidente Kennedy – ES, para ver o projeto e conversar com os professores de lá a respeito das vantagens da lousa digital, explicou o secretário.
Antônio Neves esteve na Câmara a pedido da prefeita Carla Machado para apresentar o projeto, para o qual será necessária suplementação de verba. “A prefeita pediu que eu viesse À Câmara explicar o projeto aos vereadores. Queremos antecipar o máximo possível, inclusive queremos saber os questionamentos que os vereadores possam ter a respeito”, destacou o secretário.
Um dos questionamentos foi do presidente do Legislativo, Gérson Crispim, se não seria melhor a aquisição do equipamento, já que desta forma ele se tornaria patrimônio da administração. Para o secretário, o modelo de aquisição não é interessante porque os equipamentos são importados. Além disso, o contrato de aluguel prevê substituição de equipamentos danificados e suporte técnico, quando necessário. A Secretaria de Educação quer ainda que sejam disponibilizadas lousas em tamanho menor, que possam ser transportadas para as unidades mais distantes e com menores alunos, para que todos possam ter acesso às novas tecnologias.
- Há escolas que não comportam a instalação de uma lousa, por isso queremos equipamentos que sejam móveis, a fim de que todos possam ser incluídos nas novas tecnologias. Esse é um projeto que visa melhorar o rendimento dos alunos, mas também contribui muito com o trabalho dos professores.
Na Câmara, o secretário de Educação antecipou ainda que a prefeita Carla Machado autorizou a criação de uma comissão para estudar o Plano de Cargos e Salários da rede municipal de ensino. “Sei que a prefeita pretende, em breve, iniciar os estudos para o Plano de Cargos de todos os servidores, mas ela já autorizou que iniciemos os estudos para o PCCS da Educação, que é fundamental”, adiantou.

Mutirão contra a dengue nesta quinta-feira no centro da cidade


O Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental de São João da Barra realizará, na próxima quinta-feira, dia 17, das 8h às 17h, mais um mutirão contra a dengue. Serão percorridos aproximadamente 3 mil locais entre residências, estabelecimentos comerciais e demais imóveis no centro da cidade.
A ação será desenvolvida por cerca de 150 agentes de endemias através de visitas domiciliares e visa identificar e eliminar focos do mosquito aplicando larvicidas e, também, com trabalho de conscientização, distribuindo panfletos educativos.
— Vamos atuar também com nossas equipes de colocação de tela em caixas d’água e recolhimento de pneu”, disse a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental, Vera Cardoso de Melo, alertando os moradores sobre o acúmulo de água nos quintais das casas devido o clima de chuva e sol favorável para proliferação do mosquito.
– O último índice de infestação do mosquito foi de 0,4%, porém na próxima semana esse dado pode modificar em função do novo Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypti – explicou Vera, acrescentando que nesse início de ano já foram notificados dois casos de dengue no município, sendo um em Cazumbá, em uma pessoa que contraiu a doença no Rio de Janeiro e outro na praia de Grussaí.
No mês de janeiro foram realizados dois mutirões, um na praia de Grussaí e outro na praia de Atafona. Ao todo, 5086 imóveis foram visitados, sendo que em 2643 foram aplicados o veenno para combater o mosquito. Em 75 caixa d’água foram colocadas telas e 138 amostras coletadas.
Segundo a coordenadora, é fundamental a conscientização das pessoas para não jogar lixo nos terrenos baldios, colocando-os ensacados para serem recolhidos pelo caminhão de coleta de lixo. “Só com a união de todos venceremos o mosquito da dengue”, finalizou, deixando o telefone (22) 2741-8449 do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental a disposição da população.

Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nesta quinta em SJB

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) realizará nesta quinta-feira, dia 17, às 10h, reunião ordinária, com a presença dos conselheiros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do poder público, além de pessoas da comunidade, na sala de reuniões da Casa dos Conselhos, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, em frente nas imediações da Praça Santo Antônio no Centro.
Segundo o presidente da CMADS, Marcos Sá, na reunião acontecerá leitura e aprovação da Ata, aprovação de cronograma de reuniões, deliberação sobre o regimento interno do Conselho e apresentação da minuta do Código de Meio Ambiente que prevê uma melhor agilidade no funcionamento do Sistema Municipal de Meio Ambiente.
— A minuta faz referência também à adequação do município às leis federais e estaduais voltadas a planos de gerenciamento de resíduos sólidos (residenciais, hospitalares e industriais), questões voltadas à preservação dos ecossistemas locais, plano de saneamento básico, unidades de conservação, dentre outros — explicou, acrescentando que caso a minuta seja aprovada será encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo como Projeto de Lei a ser apreciado pelos vereadores.
De acordo com Marcos Sá, é importante a participação da população em função do município ter a necessidade de se adaptar à nova demanda de crescimento, principalmente com a chegada do Super Porto do Açu, e também das questões voltadas ao meio social, econômico e ambiental em atendimento ao Plano Diretor Municipal.

Doação da LLX de equipamentos para embarcações no norte fluminense



Fotos: Representantes da LLX com presidente da colônia de pescadores de São Francisco de Itabapoana, José Geraldo Soares.

Com ações de fortalecimento da pesca a LLX entregou equipamentos de proteção aos pescadores de São Francisco de Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro. A ação aconteceu em Gargaú, na sede da Colônia Z1.

Foram entregues 60 coletes salva-vidas e 60 bóias circulares. Para a segunda fase da ação serão doadas 60 âncoras para completar o kit de segurança que contribui para a padronização das embarcações de pesca das praias Gargaú, Guaxindiba e Barra do Itabapoana, na região norte do Rio Janeiro. A utilização de kits de segurança é uma exigência da Marinha e reivindicação antiga dos pescadores da região.

Outras ações
A LLX vem realizando uma série de ações voltadas para o fortalecimento da comunidade pesqueira na região do Superporto do Açu. Entre as ações está a doação de imóvel para sede da colônia de pescadores Z-19, em Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes) e ainda a doação, em Gargaú, de consultório dentário com novos equipamentos – antiga reivindicação da comunidade pesqueira.

No município de São João da Barra, pescadores também foram beneficiados com a doação de kits em Atafona (São João da Barra), 100 bóias de navegação, 50 coletes salva-vidas e 100 bandeiras do Brasil foram entregues aos pescadores.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Babado Novo encerra temporada de verão em São João da Barra






Apesar do tempo incerto, a chuva deu uma trégua e, às 23h:35, a banda baiana Babado Novo entrou em cena para encerrar a programação do Verão 2011 – O Paraíso é Aqui, no último sábado, no centro de São João da Barra. Uma multidão cantou e dançou os sucessos da banda que relembrou canções de outros artistas durante o show que durou 1h:30.
Há 3 anos a banda está trabalhando com nova formação, composta por Igor e Guga (vocal), Spak (Violão), Lucas (guitarra), Márcio (baixo), Édson (teclado), Álison (sax), Rogeres (trompete), Flávio (bateria) e Eduardo, George e Jô (percussão). “O Babado Novo existe há 9 anos e a nossa intenção é dar continuidade ao trabalho com seriedade, e profissionalismo”, disse o vocalista Guga.
Durante o show, os fãs foram ao delírio quando ouviram os sucessos antigos, Amor perfeito e Pensando em você, além das novas, Tchau baby, Pauleira e Perto do coração que compõem o CD e DVD denominado Tudo Novo no Babado Novo, lançado em 2010.
— Recentemente a banda esteve se apresentando em Ituiutaba em Ouro Preto – MG, onde acontece um dos melhores carnavais do Brasil. No final do mês o Babado Novo estará fazendo show em cidades do Maranhão e, dia 26, em São Paulo — finalizou o vocalista Igor.
Ao final do show, a banda TB-6, em um trio elétrico, alegrou a multidão na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho.

domingo, 13 de março de 2011

Esporte Clube São João da Barra perde mais uma na segundona e vai para a 5º colocação do Grupo A


Estácio Futebol e São João da Barra se enfrentaram no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, em Bangu, na partida válida pela oitava rodada, grupo A, do Campeonato Estadual da Série B. Confirmando a boa fase e a invencibilidade de seis jogos, a equipe da capital goleou por 4 a 1, com destaque para o atacante Bruno Andrade que marcou duas vezes. Gilmar e Rhômulo fizeram os outros gols da vitória. Rondinelli marcou o gol único da equipe do Norte Fluminense. Com o resultado, o Estácio também chegou aos 12 pontos, mesma pontuação do São João da Barra, com o time do interior ficando em quinto lugar pelo número de vitórias (4 contra 3).

>> A partida - As duas equipes que começaram de maneira distinta a competição. O São João da Barra teve início arrasador, com três vitórias seguidas nas três primeiras rodadas, enquanto o Estácio só venceu pela primeira vez na quinta rodada. Desde então se mantém invicto. Os dois times fizeram uma partida de excelente qualidade e alternância de domínios. Com jogadores de muita qualidade técnica no meio, as equipes iniciaram a partida com passes e lançamentos, mas os defensores prevaleceram até os 19 minutos, quando o meia Gilmar encontrou pela direita o atacante Rhomulo, que tocou com categoria na saída de Glaucio, abrindo o marcador para o Estácio. Esperando o adversário e com a vantagem no placar, a equipe de Jacarepaguá soube conter a pressão do São João da Barra, que criou, mas não chegou a ameaçar. A melhor chance do time do interior foi aos 40 minutos, após jogada de Sassá pela direita. Na conclusão Pablo tentou o voleio e não deu em bola.Na etapa final, com a entrada de Rodriguinho no lugar de Arthur Carangola, o técnico Jorge Sena deu maior poderio ofensivo ao São João da Barra e as chances surgiram por duas vezes, nos dez primeiros minutos. Nesse período o goleiro Sobrinho fez duas defesas, ambas em arremates de Pablo.O Estácio saía para o jogo aproveitando os espaços deixados pelo adversário e por pouco não ampliou aos 12 minutos. Rhomulo pecou na conclusão após cruzamento pela esquerda e o gol perdido teve castigo imediato. Dois minutos depois, Rondinelli, de fora da área, acertou o ângulo empatando a partida.Aos 16, o Estácio voltou à frente no marcador. Aproveitando descuido da zaga nortista, a bola sobrou para Bruno Andrade bater, na pequena área, sem chances para Gláucio.Em busca do empate e com maior volume ofensivo, o São João da Barra teve boas chances para chegar a um novo empate, porém esbarrou na infelicidade de seus homens de frente no momento da conclusão e em grandes intervenções de Sobrinho. Nos contra-ataques, o Estácio levava perigo nas jogadas articuladas por Gilmax e ampliou aos 35, com chute forte de Bruno Andrade: 3 a 1.Sentindo o golpe, o São João da Barra ainda sofreu mais um. Após passe de Rhomulo, Gilmar fez 4 a 1 em chute no ângulo da entrada da área.Para os dois treinadores, experientes e com um acesso cada em suas trajetórias - Jorge Sena com o Goytacaz e Julio Marinho com o Friburguense - a partida teve momentos distintos. "Tivemos as melhores chances e em muitos momentos dominamos o jogo, mas pecamos nas finalizações. O adversário soube aproveitar as oportunidades e ganhou a partida com méritos, embora o placar tenha sido dilatado. Agora é pensar no próximo compromisso, que será em casa, para seguirmos colados nos líderes e na zona de classificação", disse o técnico do São João da Barra, Jorge Sena. Para Júlio Marinho, a goleada dará um ânimo ainda maior à equipe. "Foi importante a vitória diante de um adversário que conta com jogadores experientes. Pelo resultado e a invencibilidade de seis jogos, o Estácio pode sonhar com algo mais na Série B. Os jogadores estão de parabéns pela personalidade mostrada", afirmou Marinho. As duas equipes voltarão a jogar na quarta-feira (16), pela nona rodada do turno. O São João da Barra, às 17 horas, recebe o Teresópolis, no Estádio Manoel José Viana de Sá e o Estácio vai à Rua Figueira de Melo medir forças com o São Cristóvão, às quatro da tarde.

FICHA TÉCNICA

ESTÁCIO DE SÁ 4 x 1 SÃO JOÃO DA BARRA
Local: Estádio Proletário Guilherme da Silveira, em Bangu
Data/Horário: 12/03/2011 - 16h
Árbitro: Diego da Silva Lourenço.Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Gabriel Conti Viana.
Cartões amarelo: Rodriguinho e Leandro Sena (SJB).Renda: R$ 190,00 / Público: 23 pagantes
>> Estácio: Sobrinho; Leonardo, Michel, Wesckley e Didi (Tiago); Sidney; Fabão (Müller), Moscoso (Gilmax) e Gilmar; Rhomulo e Bruno Andrade. Técnico: Julio Marinho.
>> São João da Barra: Gláucio; Junior, Odvan, Sassá e Artur Carangola (Rodriguinho); Johnny, Renan (Torona), Thiaguinho e Rondinelli; Pablo (Juninho) e Leandro Sena. Técnico: Jorge Sena.

>> Resultados/oitava rodada/ sábado (12): Barra Mansa 2 x 1 Mesquita (Leão do Sul), Estácio de Sá 4 x 1 São João da Barra (Moça Bonita), Teresópolis 1 x 0 Serra Macaense (Antônio Salvatone), Angra dos Reis 1 x 0 São Cristovão (Jair Toscano de Brito), Itaperuna 1 x 0 Aperibeense (Jair Bitencourt), Bonsucesso 2 x 1 Sendas (Arthur Sendas), Friburguense 1 x 0 Rio Branco (Eduardo Guinle), Ceres 1 x 0 Tigres do Brasil (De Los Larios), Portuguesa 1 x 0 Quissamã (Antônio Carneiro da Silva) e Cardoso Moreira 2 x 0 Artsul (Antônio Ferreira de Medeiros).

>> Classificação: Grupo A - 1º) Sendas, 21 pontos; 2º) Bonsucesso, 19; 3º) Barra Mansa, 13 (vitórias: 4); 4º) Teresópolis, 13 (vitórias: 3); 5º) São João da Barra, 12 (vitórias: 4 / saldo: 3); 6º) São Cristovão, 12 (vitórias: 4 / saldo: 0); 7º) Estácio de Sá, 12 (vitórias: 3); 8º) Itaperuna, 10 (saldo: -5); 9º) Angra dos Reis, 10 (saldo: -7); 10º) Serra Macaense, 9; 11º) Mesquita, 4; 12º) Aperibeense, 3.
Grupo B - 1º) Friburguense, 19 pontos; 2º) Tigres do Brasil, 12 (saldo: 4); 3º) Ceres, 12 (saldo: 0); 4º) Portuguesa, 10; 5º) Sampaio Corrêa, 7 (saldo: 1); 6º) Rio Branco, 7 (saldo: -4); 7º) Cardoso Moreira, 7 (saldo: -5); 8º) Quissamã, 6; 9º) Artsul, 5; 10º) CFZ do Rio, 4.

>> Próximos jogos: A nona rodada da fase classificatória vai acontecer na quarta-feira (16). Nove jogos começarão às quatro da tarde: Mesquita x Serra Macaense (Nielsen Louzada), São Cristovão x Estácio de Sá (Figueira de Melo), Aperibeense x Angra dos Reis (José Gonçalves Brandão Filho), Bonsucesso x Itaperuna (Leônidas da Silva), Barra Mansa x Sendas (Leão do Sul), Artsul x CFZ do Rio (Nivaldo Pereira), Ceres x Cardoso Moreira (João Francisco dos Santos), Portuguesa x Tigres do Brasil (Luso Brasileiro) e Sampaio Corrêa x Quissamã (Lourival Gomes de Almeida). Às 17h, o São João da Barra recebe o Teresópolis no estádio Manoel Viana de Sá.

Fonte: Site Papo Esportivo Matéria: Fábio Menezes

quinta-feira, 10 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DE FECHAMENTO DO VERÃO E CARNAVAL 2011 DE SÃO JOÃO DA BARRA

Fechamento do Verão e Carnaval 2011

11/mar Açú 22hs Palco TB-6
12/mar Pontal de Atafona 13hs Swing Muleke
12/mar Açu 22hs Palco Serginho Pagodinho
12/mar Sede 23hs Palco Oficial BABADO NOVO
12/mar Sede 01hs Trio TB-6
13/mar Iquipari 13hs Palco Magrão e Banda
13/mar Sede 14hs Calçadão Helena Rangel

quarta-feira, 9 de março de 2011

Escola de Samba O Chinês promove show de cores na Avenida do Samba em SJB































Dança sincroniozada com muita leveza e mistura de cores. Ao entrar na Avenida, a comissão de frente da Escola de Samba O Chinês já demonstrava que a criatividade seria o ponto alto do tão esperadi desfile no Carnaval sanjoanese. A escola, que teria que ter defsilado no domingo, como o Congos, não pôde fazer a primeira performance por causa da chuva que caiu na cidade e foi, portanto, somente nesta Terça que a o população curiosa pôde conhecer o que a agremiação havia preparado.
Valeu a pena a espera. E o que se viu na avenida desfile foi muitos foliões som vontade de mostrar o samba no pé e nas veias, já que é a paixão pelo Carnaval que dá força para que se preparem durante muitos meses e realizem, todos os anos, um verdadeiro show na passarela.
Quem estava na avenida comprovou: este foi um dos mais bonitos carnavais dos 78 anos de história da escola que levou ao público um enredo com o tema “Magia” em suas mais diversas vertentes. Os primórdios com o culto à natureza, a força dos pajés, a mágica cotidiana retratando o lúdico, a magia do mundo infantil, uma referência a Merlin, o senhor da magia, além da influência mística dos anjos foram a inspiração para os quatro carros alegóricos e três tripés. Fechando o desfile, uma homenagem à Avalon, a cidade da magia.
A escola verde e amarela possui 600 componentes e, ao som da bateria com seus 90 ritimistas e do samba composto por André Diniz e Waldemar, conseguiu animar o público. Mayara Matos e Sabrina Coutinho, respectivamente, a rainha e a madrinha da bateria da escola, e omestre-sala e porta-bandeira Gil Wagner e Marcele Miranda, mostraram, mais uma vez, talento e paixão pelo samba.