sábado, 26 de março de 2011

Alunos do curso de Segurança do Trabalho são diplomados em SJB



A Prefeitura de São João da Barra, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), realizou na última quinta-feira a diplomação dos 24 alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no Auditório Municipal e as primeiras turmas formadas são das localidades de Sabonete e Barcelos.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, a segurança no local de trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando as relações humanas no ambiente de trabalho. “As empresas que disponibilizam da segurança no trabalho, evitam os acontecimentos trágicos com o funcionário que esta a serviço”, completou.
A reitora do IFF Cibele Daher Botelho Monteiro disse que a segurança no trabalho é uma área bastante ampla que atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores, em geral, em fábricas, construção civil, hospitais, empresas comerciais e indústrias, também pode atuar na área rural e em empresas Agroindustriais.
– O técnico de segurança do trabalho tem as seguintes funções: inspecionar locais, instalações, e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores de risco de acidentes, estabelece normas e dispositivo de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes – comentou a gerente de planejamento e controle educacional, Florita Fernandes Moço.
O formando Preslei Veiga está bastante otimista e se encontra preparado para enfrentar o mercado de trabalho. “Fiz esse curso pensando em trabalhar nas empresas que se instalarão aqui em São João da Barra em função do Porto do Açu. Não vejo a hora de pôr em prática o que aprendi”, ressaltou.
De acordo com Preslei, a melhor maneira de reduzir gastos da empresa é investir na prevenção de acidentes. “Muito empresário tem a idéia errônea que devem diminuir investimentos em equipamentos de proteção ao funcionário, mas pensamentos assim podem acarretar inúmeros prejuízos à empresa”, explicou.
O diretor do IFF Núcleo Avançado de São João da Barra, Roberto José, informou que nos próximos dias será assinado um convênio com a Prefeitura Municipal visando à implantação dos cursos de eletromecânica e metalurgia que provavelmente serão iniciados em junho, com 180 alunos, no prédio provisório do IFF, ao lado da Delegacia Legal, na chegada da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário