terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeitura de SJB quer implantar lousa digital





Um projeto inovador, que visa atrair a atenção dos alunos, reduzir a evasão escolar e a repetência, além de facilitar o trabalho dos professores. A secretaria de Educação de São João da Barra apresentou na segunda-feira, durante a sessão do Legislativo, proposta para implantação da lousa digital, substituindo os antigos quadros negros, englobando as maiores unidades educacionais em todos os distritos. A apresentação foi feita pelo secretário Antônio Neves e as coordenadoras pedagógicas Regina Lanes e Tatiana Paixão e acompanhada por outros integrantes da equipe.
Inicialmente, segundo o secretário de Educação, Antônio Neves, a idéia é instalar os equipamentos em 15 escolas. A partir do momento em que os índices forem melhorando, o projeto, estimado em R$ 275 mil por mês, poderá crescer. Além da lousa, a secretaria de Educação está exigindo no Edital que se encontra em preparação, que a empresa forneça pelo menos duas mil aulas – com base no projeto político-pedagógico da Semec – treinamento, suporte técnico, atualização, instalação e adaptação das unidades escolares.
- Todos estes custos serão cobertos pela empresa que vencer a concorrência. Estamos abrindo um processo licitatório a nível nacional, porque queremos que a proposta vencedora seja a melhor e mais abrangente para o município. Já vimos como o sistema funciona em outras cidades, inclusive nossos professores estiveram em Presidente Kennedy – ES, para ver o projeto e conversar com os professores de lá a respeito das vantagens da lousa digital, explicou o secretário.
Antônio Neves esteve na Câmara a pedido da prefeita Carla Machado para apresentar o projeto, para o qual será necessária suplementação de verba. “A prefeita pediu que eu viesse À Câmara explicar o projeto aos vereadores. Queremos antecipar o máximo possível, inclusive queremos saber os questionamentos que os vereadores possam ter a respeito”, destacou o secretário.
Um dos questionamentos foi do presidente do Legislativo, Gérson Crispim, se não seria melhor a aquisição do equipamento, já que desta forma ele se tornaria patrimônio da administração. Para o secretário, o modelo de aquisição não é interessante porque os equipamentos são importados. Além disso, o contrato de aluguel prevê substituição de equipamentos danificados e suporte técnico, quando necessário. A Secretaria de Educação quer ainda que sejam disponibilizadas lousas em tamanho menor, que possam ser transportadas para as unidades mais distantes e com menores alunos, para que todos possam ter acesso às novas tecnologias.
- Há escolas que não comportam a instalação de uma lousa, por isso queremos equipamentos que sejam móveis, a fim de que todos possam ser incluídos nas novas tecnologias. Esse é um projeto que visa melhorar o rendimento dos alunos, mas também contribui muito com o trabalho dos professores.
Na Câmara, o secretário de Educação antecipou ainda que a prefeita Carla Machado autorizou a criação de uma comissão para estudar o Plano de Cargos e Salários da rede municipal de ensino. “Sei que a prefeita pretende, em breve, iniciar os estudos para o Plano de Cargos de todos os servidores, mas ela já autorizou que iniciemos os estudos para o PCCS da Educação, que é fundamental”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário