terça-feira, 15 de março de 2011

Mutirão contra a dengue nesta quinta-feira no centro da cidade


O Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental de São João da Barra realizará, na próxima quinta-feira, dia 17, das 8h às 17h, mais um mutirão contra a dengue. Serão percorridos aproximadamente 3 mil locais entre residências, estabelecimentos comerciais e demais imóveis no centro da cidade.
A ação será desenvolvida por cerca de 150 agentes de endemias através de visitas domiciliares e visa identificar e eliminar focos do mosquito aplicando larvicidas e, também, com trabalho de conscientização, distribuindo panfletos educativos.
— Vamos atuar também com nossas equipes de colocação de tela em caixas d’água e recolhimento de pneu”, disse a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental, Vera Cardoso de Melo, alertando os moradores sobre o acúmulo de água nos quintais das casas devido o clima de chuva e sol favorável para proliferação do mosquito.
– O último índice de infestação do mosquito foi de 0,4%, porém na próxima semana esse dado pode modificar em função do novo Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypti – explicou Vera, acrescentando que nesse início de ano já foram notificados dois casos de dengue no município, sendo um em Cazumbá, em uma pessoa que contraiu a doença no Rio de Janeiro e outro na praia de Grussaí.
No mês de janeiro foram realizados dois mutirões, um na praia de Grussaí e outro na praia de Atafona. Ao todo, 5086 imóveis foram visitados, sendo que em 2643 foram aplicados o veenno para combater o mosquito. Em 75 caixa d’água foram colocadas telas e 138 amostras coletadas.
Segundo a coordenadora, é fundamental a conscientização das pessoas para não jogar lixo nos terrenos baldios, colocando-os ensacados para serem recolhidos pelo caminhão de coleta de lixo. “Só com a união de todos venceremos o mosquito da dengue”, finalizou, deixando o telefone (22) 2741-8449 do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental a disposição da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário