sexta-feira, 12 de março de 2010

São João da Barra ganha mais uma sala de Assistência Jurídica Gratuita

A prefeitura de São João da Barra inaugurou no início deste mês mais uma sala de Assistência Jurídica Gratuita. O quinto posto de atendimento do município foi aberto em Grussaí, na Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, e funciona todas as quartas das 9h às 17h.
A Assistência Jurídica Gratuita tem por objetivo proporcionar o acesso à justiça às pessoas carentes. Com o lema “Justiça ao seu Alcance”, o departamento recebeu grandes investimentos desde o início do governo Carla Machado, como informatização e renovação da biblioteca. Mas o investimento maior se destaca pelas aberturas das salas de atendimentos em vários lugares do município. Inicialmente o atendimento só existia na sede da cidade e hoje já são cinco pólos, espalhados por várias localidades do município. A primeira sala fora da sede foi inaugurada em 2008 em Sabonete, na Subprefeitura. A segunda foi inaugurada em Barcelos, no CRAS e a terceira no Açu, no Posto de Saúde.
— A abertura dessas salas, além de desafogar o atendimento na sede, foi muito importante para as pessoas, pois muitas vezes elas não iam atrás dos seus direitos por não ter recursos para se locomover dentro do município. Agora, em cada localidade há um posto de atendimento, explicou Elisabete Maria de Assis — coordenadora da Assistência.
O novo posto de Grussaí atendeu no primeiro dia de funcionamento 15 casos e a tendência, de acordo com o advogado responsável, José Jorge da Silva Siqueira, é que esse número cresça ainda mais.
— Os 15 atendimentos realizados na inauguração foram feitos sem divulgação. A partir do momento que as pessoas tomarem conhecimento do funcionamento da nova sala, tenho certeza que a demanda vai aumentar e talvez tenhamos até que abrir mais um dia para atendimento — disse o advogado.
As estatísticas da Assistência comprovam que a abertura dos postos foram bem sucedidas. Em 2008 foram realizados 2078 atendimentos e em 2009, 3191. Em 2010 esse número deve vai aumentar com a abertura da sala de Grussaí. Vale lembrar que o departamento trabalha com casos da área cível e de família e atende apenas pessoas carentes, que comprovem renda de até dois salários mínimos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 27417878, ramal 284.

Nenhum comentário:

Postar um comentário