sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto Barca da Ciência retoma atividades no domingo, dia 14

Sucesso de público durante a programação de verão, o projeto Barca da Ciência retoma as atividades já no próximo domingo, dia 14, a partir das 9h, com saída do Cais do Imperador, no Centro de São João da Barra, com chegada a Atafona, num percurso de meia hora de duração. Serão mais 100 passeios, sempre aos domingos, e vai privilegiar grupos de 30 pessoas. O projeto é promovido pela prefeitura, via Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
O objetivo do projeto é apresentar ao público a importância da preservação dos recursos hídricos, por meio de uma aula de história e educação ambiental bem lúdica: a bordo de uma escuna, num passeio agradável pelo Rio Paraíba do Sul, até sua foz, com parada na Ilha da Convivência.
Izabel Gregório, coordenadora do Espaço da Ciência, e o geógrafo Alex Ramos são os monitores que acompanham os grupos. Segundo ela, o projeto retornou atendendo a pedidos, para beneficiar mais pessoas durante o período letivo.
— A única diferença vai ser no momento da inscrição. Vamos fazer passeios por grupos maiores e uma pessoa ficará responsável pelo grupo. Mas as pessoas que quiserem participar, e não tiverem um grupo maior, podem fazer contato conosco no Espaço da Ciência que nós iremos agendá-los em alguma outra data — explica Izabel, lembrando que o telefone de contato para a inscrição é 9903-1176.
Durante o passeio, é possível ainda mostrar a vegetação que faz parte da mata ciliar nos barrancos do rio e a importância para evitar erosão de terra que diminui o calado do rio, a profundidade que permite a navegação dos barcos, sempre evidenciando o Rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes do país, que atravessa três Estados: São Paulo, Rio e Minas e possui 120 espécies de peixes catalogadas.
Outra oportunidade – A coordenadora acrescenta que serão seis passeios por mês: quatro aos domingos e mais dois, quinzenalmente, que fazem parte do projeto “Caminhos científicos do delta do Rio Paraíba do Sul”, sob a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. O início será no próximo dia 22, Dia Mundial das Águas e o público alvo são os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário