terça-feira, 2 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher será lembrando com atividades em SJB


O Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda dia 08, vai ser comemorado em São João da Barra. A partir das 14h, no Centro Cultural Narciza Amália, as participantes vão desfrutar de uma tarde com palestras, apresentação musical, bingo e sorteio de brindes, todos doados pelo comércio local. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Associação de Mulheres Sanjoanenses (AMUSA), com apoio da prefeitura de São João da Barra.
Rosana Gonçalves Penha, presidente do CMDM e da AMUSA, explica que a comemoração acontece desde quando o conselho foi criado, em 2006. “Vamos contar com uma breve palestra proferida por uma profissional da área de ginecologia, que vai apresentar às mulheres como se prevenir e quais os cuidados devem ter com o próprio corpo. Vai ser um dia agradável com as demais atividades, uma forma singela de lembrar à mulher o quanto ela é importante”, afirma.
Segundo a presidente, o Conselho foi criado com o objetivo de fiscalizar as ações políticas da mulher e vem procurando fazer a sua parte. “Nós não temos o poder de polícia, mas podemos ajudar e encaminhar a mulher a uma delegacia, por exemplo, quando houver maus tratos. Muitas mulheres nos procuram para que possamos ajudar a fazer valer os direitos básicos delas. A importância do Conselho é ser um referencial para as mulheres. O município não tinha essa referência”, observa, destacando ainda a importância da AMUSA.
— A AMUSA é sempre parceira em todas as atividades lembrando a mulher. Essa associação foi criada em 1997, ficou um tempo desativada, e a reativamos em 2005. Nós não queremos realizar apenas comemorações, mas sim discutir ações. Estamos na luta por uma delegacia referente à mulher para o nosso município, mas devido ao número da população, ainda não é possível e todas as ocorrências são levadas para Campos. Mas estamos tentando, então, criar uma casa de apoio à mulher, que ofereça auxílio psicológico, por exemplo, e cuide da mulher. É uma luta e temos que ter fé que conseguiremos vencer — acrescenta Rosana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário