terça-feira, 23 de março de 2010

PREFEITA CARLA MACHADO APRESENTA SÃO JOÃO DA BARRA PARA O MUNDO DURANTE O V FÓRUM URBANO MUNDIAL



A prefeita Carla Machado apresentou nesta terça-feira (23) São João da Barra para o mundo no lançamento da Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades, promovida pela UN-Habitat, durante o maior evento de Urbanismo do planeta, o V Fórum Urbano Mundial, que acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro, até o dia 26 de março.
O município é uma das 25 cidades pilotos do mundo a participarem da Campanha que é uma ação global organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). No Brasil, apenas São João da Barra e São Paulo foram escolhidas. Presentes no evento prefeitas e representantes das outras cidades como Alicante (Espanha), Livingston (Escócia), Makati (Filipinas), Medellín (Colômbia), Filadélfia (EUA), Pushkino (Rússia), Rabat (Marrocos), Rybnik (Polônia), Rosário (Argentina), Viena (Áustria), entre outras.
Um dos principais motivos da escolha do município do Norte Fluminense são os investimentos nos setores portuário e industrial – em andamento e previstos para curto e médio prazos. A expectativa é que São João da Barra irá enfrentar grandes desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável, em termos sociais, econômicos, urbanos e ambientais, podendo ser um exemplo para outras cidades do Estado, do Brasil e do mundo que passam por situações semelhantes.
Em sua apresentação, a prefeita Carla Machado destacou que a proporcionalidade de um evento deste porte faz com que o município norteie, cada vez mais, suas ações para o desenvolvimento sustentável levando em consideração o direito à moradia, educação, saúde, inclusão social e digital: “é de suma importância esse intercâmbio para que conheçamos experiências de outras cidades do mundo e o mundo possa conhecer São João da Barra. Por ter sido escolhida como modelo piloto, outras cidades concentrarão suas atenções para a gente”, frisa.
Carla enumera os projetos que visam mitigar os impactos com o crescimento urbano rápido: “segundo estudos, em 2025 teremos 250 mil pessoas em São João da Barra. Hoje somos cerca de 30 mil. É uma explosão demográfica. Estamos trabalhando na qualificação profissional para que o sanjoanense possa ser inserido neste mercado de trabalho que abre as portas. Iremos construir uma escola técnica, fomentamos um programa de habitação sustentável, teremos a maior unidade de restinga do estado do Rio de Janeiro, nosso Plano Diretor delineia um focado macronozeamento, e em nosso Plano Estratégico Urbano, vamos incentivar, por exemplo, o uso da bicicleta como meio de transporte”, ressalta.
A prefeita ainda relatou os programas de cooperativismo, de saneamento básico – que visa tornar o município 100% saneado –, de acessibilidade, de segurança pública, de inclusão digital e social.
Para Nicholas You, consultor sênior de Políticas da UN-Habitat e coordenador da Campanha, a Iniciativa das 100 Cidades é o meio fundamental pelo qual poderemos mobilizar, incluir e engajar as cidades para que compartilhem suas histórias sobre como estão enfrentando seus desafios atuais e futuros e aprenderem umas com as outras.

BENEFÍCIOS DA CAMPANHA – Segundo a prefeita, os benefícios do programa são inúmeros, como a exposição para uma rede global de parceiros que estão promovendo políticas e práticas inovadoras em desenvolvimento urbano sustentável; reconhecimento nacional e internacional como uma cidade comprometida com inovação e mudanças; insights sobre novas parcerias público-privadas e modelos de investimento; oportunidades de aprendizado com um grande número de cidades e comunidades engajadas em oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, tecnologias e know-how; acesso a um vasto conjunto de instrumentos, métodos e abordagens, já testados, para o desenvolvimento sustentável, o planejamento e a gestão urbana, a produção da habitação e dos serviços e equipamentos urbanos.
O FÓRUM – A organização do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) inscreveu mais de 27,5 mil participantes. Segundo o balanço mais recente do UN-Habitat os inscritos são de 161 países. A quinta edição do Fórum, o maior evento sobre urbanismo no planeta, começou no dia 22 de março. As inscrições foram gratuitas e estiveram abertas ao público até o dia 14 de março. A Prefeitura disponibilizou um link para inscrição no evento através do endereço www.sjb.rj.gov.br.
Esta é a primeira sessão do Fórum na América Latina e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do UN-Habitat. A edição brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades. O tema central do FUM5 é "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva. O Fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário