quarta-feira, 31 de março de 2010

O PROGRAMA BOM DIA CIDADE QUE É APRESENTADO PELO LOCUTOR EMILSON AMARAL REALIZA MAIS UMA DOAÇÃO.




O programa Bom Dia Cidade que é apresentado pelo locutor Emilson Amaral realiza mais um trabalho em prol da comunidade e desta vez a Dona Regina que é moradora do bairro Vila Esperança em Atafona veio até a Rádio Barra Fm para fazer um apelo para que fosse pago a sua conta de energia elétrica e pedir também algum alimento, pois seus três filhos não tinha nada para se alimentar em casa, com o apelo no ar feito pelo locutor Emilson Amaral os ouvintes mais uma vez realizaram as suas doações que foram em dinheiro para pagar a conta de energia que estava em atraso e mais sacolões com alimentos.
O programa Bom dia Cidade e a Rádio Barra Fm agradece a todos os nossos ouvintes que se sensibilizaram com a história de Dona Regina que estava passando por este momento dificil, pedimos a Deus que olhe por todos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Zezé di Camargo e Luciano e Fafá de Belém são presenças confirmadas na Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona




SHOWS DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, ENTRE OS DIAS 09, 10, 11 E 12 DE ABRIL

Dia 09/04/2010

21 H – ZÉ CARLOS E ROGÉRIO E BANDA

23 H – ARGENTINO E CIA.

Dia 10/04/2010

22 H – GRUPO ZONA SUL

00 H – RODRIGO DO FORRÓ

Dia 11/04/2010

15 H – CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DA PENHA – BANDA BARCA DO FORRÓ;

22 H – ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO;

00 H – OS PIRATAS;

Dia 12/04/2010

20H30M – CHEGADA DA PROCISSÃO COM AVE MARIA CANTADA POR FAFÁ DE BELÉM;

21 H – FAFÁ DE BELÉM

domingo, 28 de março de 2010

Imagens do estádio do expedicionário de Macaé



Daqui a pouco rola a bola para Esporte Clube São João da Barra versos Serra Macaense aqui na Rádio Barra Fm e você que ouve pela barrawebradio.com.br também vai curtir direto de Macaé esta partida que fecha o primeiro turno do ECSJB, daqui a pouquinho direto aqui na Barra Fm, porque Tá na Barra tá Bom D +++++++++++

sexta-feira, 26 de março de 2010

Empresários capixabas elogiam porto de Eike, no Rio



O Porto do Açu, que fica em São João da Barra, Norte do Estado do Rio, encheu os olhos dos 51 empresários, executivos, dirigentes de Findes, Sebrae e Bandes, e administradores de Vila Velha, Cariacica e Serra que fazem um tour por alguns dos principais polos industriais e logísticos do Brasil. Além de estar a apenas 250 quilômetros de Vitória – o empreendimento de Eike Batista fica mais próximo da capital capixaba do que da capital fluminense – o complexo de R$ 4,3 bilhões surpreende pela ousadia e pela promessa de facilidades como fretes mais competitivos.
O superporto é a parte mais importante de um verdadeiro condomínio industrial que será montado a poucos quilômetros de Presidente Kennedy, ou seja, bem próximo da divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo. O início da operação está previsto para o início de 2012.
É por ele que sairão as pelotas de ferro produzidas pelas quatro mineradoras que serão construídas no entorno do terminal, o aço das duas siderúrgicas que também vão se instalar por lá, além de granéis sólidos, líquidos e carga em geral de empresas menores que também poderão se estabelecer na área de 9 mil hectares do complexo ou apenas escoar suas mercadorias pelo porto.
“Além disso, teremos duas cimenteiras e uma montadora de automóveis nesta área. A estimativa é atrair R$ 65 bilhões em investimentos para a região. Mais de 50 mil postos de trabalho diretos devem ser criados”, destacou Ronaldo Zani, do comercial da LLX.
“É um grande empreendimento. Mostra a necessidade que o Espírito Santo tem de investir no setor portuário”, salientou Otto Andrade, empresário ligado ao comércio internacional, que está na comitiva.
Octaciano Neto, secretário de Desenvolvimento de Vila Velha, vai pelo mesmo caminho de exemplo a ser seguido. “Açu é um exemplo de como fazer funcionar esse sistema que envolve a retroárea de um porto. Lá haverá área para logística e para a indústria. Algo parecido nós queremos fazer em Vila Velha, com um polo logístico na rodovia Leste Oeste, e um industrial na região do Xuri. Tudo na área de influência do porto”.
Vila Velha quer criar cinco polos industriais e um logístico em 18 milhões de metros quadrados ainda livres do município (regiões do Seringal e Xuri). O projeto de lei do Executivo deve ser encaminhado ao legislativo na segunda quinzena de abril.
O repórter viajou a convite do Sincades
“É preciso pensar em para onde a cidade vai crescer”
Entre terça-feira e ontem, o grupo passou pelo superporto do Açu, pelo complexo da Petrobras em Macaé, também no Rio, e pelo polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. A palavra de ordem ouvida pelos membros da comitiva foi planejamento.
O conselho veio de quem tem experiência do que acontece quando o crescimento econômico chega antes do planejamento. A cidade de Macaé é o exemplo mais usado quando o assunto é a falta de estratégia para um crescimento sustentável. Francisco Navega, presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da cidade, afirma que o petróleo não espera por nada.
“O Espírito Santo precisa de planejar. Todo mundo já sabe que há petróleo em águas capixabas e que os investimentos serão muitos. Um eixo de crescimento entre Rio e Espírito Santo está em formação. Posso dizer de cadeira que o petróleo passa por cima de tudo e não espera por nada. É preciso pensar antes para onde a cidade vai crescer, onde vai ficar a área industrial e a logística. Caso contrário, a desorganização é certa”, faz o alerta.
Helio Côrtes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, cidade que concentra 30% do PIB baiano, bate na mesma tecla. “É preciso dar um rumo no crescimento”.

Fonte: A Gazeta ES

quinta-feira, 25 de março de 2010

Esporte Clube São João da Barra goleia o Canto do Rio em partida válida pela 4° Rodada da Terceira divisão do RJ.



Depois de não ir bem na 3° Rodada da competição, o Esporte Clube São João da Barra goleou o Canto do Rio em partida disputada esta tarde no Estádio Manoel José Viana de Sá, a equipe comandada pelo experiente técnico Jorge Sena terminou o primeiro tempo empatando em 0 x 0, e durante o intervalo o treinador modificou a forma de jogo e a equipe demonstrou que tem qualidades e aplicou os quatro gols no segundo tempo, amanhã a equipe ja se apresenta para se preparar para fechar o turno em Macaé contra a equipe do Serra Macaense que empatou em 0 x0 com o Heliópolis.
O ECSJB termina a penultima rodada em segundo no grupo B com 6 pontos.
S.J.BARRA 4x0 CANTO DO RIO

Árbitro: Claucio Hermanos Félix Campos do Amaral
Auxiliares: Diogo José dos Santos Araújo e Antônio Luiz Silva

São João da Barra: Glaucinho, Richard, Felipe e Jefinho;Júnior,Jhonny,Rômulo,Luiz Fernando(Léo Papel) e Anderson;Juninho(Rodrigo) e Pablo(Jairo).Téc.: Jorge Sena

Canto do Rio: Carlão,Silvio,Geovani,Feijão(Neimar) e Matheus;Toró,Vinicios,Júnior e Fú;Jéferson e Fernando(Marcos).Téc.:Edmilson Cuiabá


Cartões amarelos:Marcos(CAN),Fú(CAN),Silvio(CAN),Jefinho(SJB) e Jhonny (SJB).

Cartão vermelho: Jéferson e Marcos (CAN)

Gols: Juninho, aos 4, Pablo, aos 17,Rômulo, aos 38 e Jairo, aos 40 minutos do segundo tempo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

É definida a data do inicio do Campeonato Sanjoanense de futebol 2010


Em uma reunião realizada ontem dia 23 na sede da Liga, onde estavam presentes o presidente da Liga Sanjoanense de Desportos Fernando Bastos "Dudu" e presidentes e diretores dos clubes filiados, foi discutido o inicio do Campeonato deste ano, onde foi definido o inicio para o dia 11 de maio, e a forma da tabela sera a mesma do ano passado, um turno só e no final classificam-se os quatro melhores na competição.

terça-feira, 23 de março de 2010

PREFEITA CARLA MACHADO APRESENTA SÃO JOÃO DA BARRA PARA O MUNDO DURANTE O V FÓRUM URBANO MUNDIAL



A prefeita Carla Machado apresentou nesta terça-feira (23) São João da Barra para o mundo no lançamento da Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades, promovida pela UN-Habitat, durante o maior evento de Urbanismo do planeta, o V Fórum Urbano Mundial, que acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro, até o dia 26 de março.
O município é uma das 25 cidades pilotos do mundo a participarem da Campanha que é uma ação global organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). No Brasil, apenas São João da Barra e São Paulo foram escolhidas. Presentes no evento prefeitas e representantes das outras cidades como Alicante (Espanha), Livingston (Escócia), Makati (Filipinas), Medellín (Colômbia), Filadélfia (EUA), Pushkino (Rússia), Rabat (Marrocos), Rybnik (Polônia), Rosário (Argentina), Viena (Áustria), entre outras.
Um dos principais motivos da escolha do município do Norte Fluminense são os investimentos nos setores portuário e industrial – em andamento e previstos para curto e médio prazos. A expectativa é que São João da Barra irá enfrentar grandes desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável, em termos sociais, econômicos, urbanos e ambientais, podendo ser um exemplo para outras cidades do Estado, do Brasil e do mundo que passam por situações semelhantes.
Em sua apresentação, a prefeita Carla Machado destacou que a proporcionalidade de um evento deste porte faz com que o município norteie, cada vez mais, suas ações para o desenvolvimento sustentável levando em consideração o direito à moradia, educação, saúde, inclusão social e digital: “é de suma importância esse intercâmbio para que conheçamos experiências de outras cidades do mundo e o mundo possa conhecer São João da Barra. Por ter sido escolhida como modelo piloto, outras cidades concentrarão suas atenções para a gente”, frisa.
Carla enumera os projetos que visam mitigar os impactos com o crescimento urbano rápido: “segundo estudos, em 2025 teremos 250 mil pessoas em São João da Barra. Hoje somos cerca de 30 mil. É uma explosão demográfica. Estamos trabalhando na qualificação profissional para que o sanjoanense possa ser inserido neste mercado de trabalho que abre as portas. Iremos construir uma escola técnica, fomentamos um programa de habitação sustentável, teremos a maior unidade de restinga do estado do Rio de Janeiro, nosso Plano Diretor delineia um focado macronozeamento, e em nosso Plano Estratégico Urbano, vamos incentivar, por exemplo, o uso da bicicleta como meio de transporte”, ressalta.
A prefeita ainda relatou os programas de cooperativismo, de saneamento básico – que visa tornar o município 100% saneado –, de acessibilidade, de segurança pública, de inclusão digital e social.
Para Nicholas You, consultor sênior de Políticas da UN-Habitat e coordenador da Campanha, a Iniciativa das 100 Cidades é o meio fundamental pelo qual poderemos mobilizar, incluir e engajar as cidades para que compartilhem suas histórias sobre como estão enfrentando seus desafios atuais e futuros e aprenderem umas com as outras.

BENEFÍCIOS DA CAMPANHA – Segundo a prefeita, os benefícios do programa são inúmeros, como a exposição para uma rede global de parceiros que estão promovendo políticas e práticas inovadoras em desenvolvimento urbano sustentável; reconhecimento nacional e internacional como uma cidade comprometida com inovação e mudanças; insights sobre novas parcerias público-privadas e modelos de investimento; oportunidades de aprendizado com um grande número de cidades e comunidades engajadas em oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, tecnologias e know-how; acesso a um vasto conjunto de instrumentos, métodos e abordagens, já testados, para o desenvolvimento sustentável, o planejamento e a gestão urbana, a produção da habitação e dos serviços e equipamentos urbanos.
O FÓRUM – A organização do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) inscreveu mais de 27,5 mil participantes. Segundo o balanço mais recente do UN-Habitat os inscritos são de 161 países. A quinta edição do Fórum, o maior evento sobre urbanismo no planeta, começou no dia 22 de março. As inscrições foram gratuitas e estiveram abertas ao público até o dia 14 de março. A Prefeitura disponibilizou um link para inscrição no evento através do endereço www.sjb.rj.gov.br.
Esta é a primeira sessão do Fórum na América Latina e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do UN-Habitat. A edição brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades. O tema central do FUM5 é "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva. O Fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Agradecimentos Especiais



A Equipe Esportiva da Barra Fm agradece a todos que fazem parte da diretoría do A.D.I pela recepitividade nota 1000 que a equipe teve em Itaboraí, acima foto com o Prefeito Sergio Soares que nos acolheu muito bem em seu município.

Agradecemos também ao Presidente do ECSJB Daniel Machado que nos ajudou com a alimentação para que fossemos cobrir a partida em Itaboraí, valeu a todos, são os agradecimentos de toda a Equipe Esportiva da Rádio Barra Fm

As Torcidas do ECSJB deram um show em Itaboraí.


As duas torcidas do Esporte Clube São João da Barra, os Hooligans da Paz e a Torcida Jovem fizeram bonito em Itaboraí ontem durante a partida entre A.D.I x ECSJB, incentivaram a equipe até o apito final do arbitro, parabéns a todos pelo comportamento e a dedicação em apoiar o ECSJB nesta competição.

E.C São João da Barra é derrotado em Itaboraí




O E.C São João da Barra, foi derrotado ontem pela equipe do A.D.I, da cidade de Itaboraí, na região Metropolitana do estado.A equipe comandada por Jorge Sena, até que começou bem a partida e criando algumas chances.Numa triangulação entre Léo Papel, Pablo e Juninho, onde o camisa 9(Juninho), desperdiçou uma chance na cara do gol.Pablo também acertou um bom chute , onde tirou tinta da trave esquerda.Já no final do primeiro tempo, Kléber cabeciou uma bola na trave. Na segunda etapa, a equipe não foi a metade do que foi no primeiro tempo.A A.D.I, fez uma blitz total e colocou dois pontas bem abertos, explorando as jogadas de linha de fundo, onde saiu o primeiro gol.Numa bola rolada da esquerda, o volante Rodrigo fez A.D.I 1 X 0.Daí o time não acertou mais nada.Mesmo com uma dupla de zagueiros limitados, que não ganharam nenhuma jogada aérea, o E.C.SJB aproveitou.Numa saída de jogo errado pela direita o A.D.I, fez o segundo gol com Felipinho.Mesmo com a derrota, o ECSJB tem grandes chances de classificação para a segunda fase.A torcida se fez presente, assim como toda a equipe esportiva da Rádio Barra, que inovou com uma transmissão totalmente digital. Aos anfitriões os nossos parabéns pelo tratamento, tanto para a equipe do ECSJB, para a Rádio Barra FM e aos torcedores. A próxima partida do ECSJB será em casa contra o Canto do Rio, na quinta -feira á partir das 15:30h. A Rádio Barra FM transmite a partida.

FICHA TÉCNICA

A.D.I 2x0 E.C São João da Barra

Árbitro: Gabriel da Silva Miranda
Auxiliares: Renato Xavier e Hugo dos Santos Pereira
Estádio: Alzirão (Itaboraí) Domingo dia 21/03/2010 às 15:30

E.C São João da Barra: Glaucinho, Rômulo, Richard, Jefinho, Junior, Kleber(Pelé), Jonhy, Léo Papel( Jairo), Juninho. Anderson, Pablo(Rodrigo). Técnico: Jorge Sena

A.D.I: Alcimar, Tiago, Fernando, MarcKison, Rodrigo, Arroz, Bigode(Julio), Fascioti, Maicon(Robinho), Bicão(Felipinho), Jardel Técnico: Chiquinho Carioca.

Gols: Rodrigo (A.D.I) aos 04 Min. do segundo tempo, Robinho (A.D.I) aos 37 Min. do segundo tempo.


Cartões Amarelos: A.D.I: Marckison, Rodrigo, Bicão, Robinho
E.C São João da Barra: Rômulo, Jhony, Léo Papel, Rodrigo

Reunião nesta terça dia 23, na Liga Sanjoanense de Desportos

Sera realizada amanhã as 19 Horas na sede da Liga Sanjoanense de Desportos uma reunião com todos os dirigentes dos clubes filiados para tratar de assuntos referentes ao Campeonato Sanjoanense de Futebol 2010, a data do inicio da competição sera discutida junto com a questão dos numeros de atletas que não residem em São João da Barra e outras alterações no regulamento da competição.

quinta-feira, 18 de março de 2010

RESULTADOS DA TERCEIRA DIVISÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Esta tarde aconteceram dois jogos pelo grupo B da Terceira Divisão, em Macaé no estádio do Expedicionário o Serra Macaense venceu por 1 x 0 o Canto do Rio que estreiou nesta segunda rodada, já o Heliópolis jogou em casa no Estádio José Alvarenga em Belfor Roxo e foi derrotado pelo placar de 1 X 0 para o ADI de Itaboraí, o Esporte Clube São João da Barra folgou nesta rodada.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O que diz a Prefeita Carla Machado sobre o assalto que o estado do Rio pode levar por conta da redistribuição dos royalties


"A emenda Ibsen é uma violência contra o Estado do Rio e os municípios produtores. Tanto é, que o próprio deputado já admite apresentar outra emenda, com o objetivo de compensar as perdas. O Rio e os municípios produtores não querem esmola e nem favor. Estamos reivindicando um direito previsto na Constituição e consagrado pela regulamentação de uma legislação que está em vigor. Não se pode ferir o pacto federativo desta forma, desequilibrando as finanças de Estados e municípios. São João da Barra, por exemplo, paralisaria praticamente todas as obras e uma série de serviços, realizando apenas o básico exigido pela Constituição. E justo no momento em que temos às portas um processo de desenvolvimento acelerado com a chegada do Porto do Açu. Falam tanto dos problemas sociais enfrentados por Macaé, mas ninguém se lembra da defasagem de 27 anos do município no recebimento dos royaties. Querem o mesmo para o restante do Estado do Rio?".
Carla Machado, prefeita de São João da Barra
Fonte: Site Jornal O Dia

Matéria do Jornal O Globo,Com 81% da receita oriundos de royalties, São João da Barra pode fechar escolas e hospitais, além de demitir em massa


O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, vive um momento de grande apreensão e esperança. Com o dinheiro dos royalties do petróleo, corre para pavimentar ruas, construir escolas e hospitais. Tudo na tentativa de se preparar para o início da operação do Porto de Açu, previsto para 2012, que deve aumentar a população de 33 mil para 250 mil habitantes em 15 anos. Mas esse ar de modernidade e otimismo está ameaçado, caso a emenda Ibsen, que revê a distribuição da receita do petróleo, seja promulgada, como mostra reportagem de Bruno Rosa, publicada na edição desta quarta-feira, no GLOBO.

O município é o mais dependente dos recursos do petróleo no Estado do Rio e o segundo do país. Em São João da Barra, 81% dos recursos do orçamento vêm do petróleo. Em 2008, da receita orçamentária de R$ 198,3 milhões, cerca de R$ 161,4 milhões vieram de royalties e participações especiais. São João é superado apenas por Presidente Kennedy, cidade no Espírito Santo, onde 82% da receita vêm do fundo do mar. Na pacata São João da Barra, onde o mar avança sobre o bairro de Atafona, muitas das ruas ainda estão sendo pavimentadas, e o sistema de esgoto e água encanada não inclui boa parte da cidade.

Município teria de demitir 30% do pessoal 'de cara'
O royalty virou o assunto da cidade. Serafim Barreto trabalha em uma mercearia na avenida principal. Apesar de não saber os detalhes da polêmica emenda, Serafim, que também é pescador, diz que, sem o dinheiro do petróleo, muita gente ficará sem emprego:

- Isso que estão querendo fazer é um absurdo. Não vou ter para quem vender pão. Aqui, os negócios andam muito fracos. Trabalho na padaria e pesco peixes. Só com uma coisa não consigo sobreviver.

São João da Barra começou a receber royalties em 2000, mas foi em 2008 que a arrecadação deu um pulo, com a alta da cotação do petróleo. Entre o fim de 2009 e a última semana, a prefeita Carla Machado (PMDB) anunciou investimentos de R$ 86 milhões para obras de infraestrutura, além de creches, escolas de ensino convencional e técnico. Apesar de já ter parte dos recursos, a prefeita é rápida ao afirmar que, com a emenda, tudo é suspenso na hora:


- A cidade precisa se preparar. Não podemos deixar a cidade crescer de forma desordenada, com o Porto de Açu. Precisamos de salas de aula, leitos e melhores rodovias. Era uma região sem perspectiva, desde a decadência das usinas. Sem os royalties, esquece todo esse investimento. Dos 1.500 empregos gerados na construção do Porto de Açu, metade é mão de obra local. O que era fim de linha se transformou no início da linha para o progresso na região.
Fonte: Jornal O Globo

Projeto Portinari leva exposição e Bauzinho do Candinho ao ensino de São João da Barra


“O alvo de minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio, porém um meio indispensável”. Dessa forma, José Candido Portinari definiu sua paixão pela arte e marcou a história do Brasil com seu legado de telas, pinturas e poesias, que tão bem retratam o país. Um pouco da história desse grande artista pode ser conferida na exposição “O Brasil de Portinari”, que apresenta 22 réplicas das telas do artista, e que fica em cartaz até o dia 30 deste mês no Palácio Cultural Carlos Martins, em São João da Barra, sempre de segunda a sexta, das de 9h às 11h e das 14h às 17h.
Na última quarta, dia 17, a coordenadora do Núcleo de Arte, Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avelar, ministrou um seminário para orientar professores da rede municipal de ensino a utilizar o Bauzinho do Pintor, como auxílio em sala de aula. O baú, ofertado a cada escola do município e bibliotecas dos centros culturais, contém material didático, caderno de orientação ao professor, catálogo linha do tempo, CD Rom de Viagem ao Mundo de Candinho, o livro Menino de Engenho, jogos relacionados ao trabalho do pintor, além de 25 pranchas com réplicas da obra do artista, que podem ser usadas de forma interdisciplinar no ensino do 6º ao nono ano e Ensino Médio.
A capacitação de professores continua nesta quinta, dia 18, às 9h, onde professores vão aprender a utilizar as pranchas com as pinturas para as aulas, em diversas disciplinas.
— Portinari só viveu de arte. Estudou como ouvinte na Escola Nacional de Belas Artes, onde se destacou com exposições no Salão Geral de Belas Artes, até fazer sua carreira de pintor, que teve início com sua primeira exposição no Salão, em 1922, onde recebeu uma menção honrosa por um retrato, que seria possivelmente de um amigo. No livro linha do tempo, os professores podem abordar não só questões da vida de Portinari, mas fatos sociais e de artes importantes na história do Brasil e do mundo — explicou a coordenadora, durante a apresentação a professores no Cine Teatro São João.
No Palácio Cultural, as escolas podem participar de visitas guiadas, que podem ser agendadas pelas escolas do município. Entre as obras, poderão ser vistos trabalhos importantes do artista como: Descobrimento, cujo original encontra-se na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Malhando Judas (1940), Fauna e Flora (1934), Crianças Brincando (1956), Meninos no Balanço (1960), Circo (1940); as pinturas dedicadas à família, tais como: Retrato de João Candido com cavalos (1941), Retrato de Maria (1932), Auto-Retrato (1957), Denise a Cavalo (1960).
Essa é a terceira vez que o Projeto Portinari, que tem apoio da Petrobras, vem a São João da Barra. Segunda vez com a exposição “O Brasil de Portinari”. A exposição recente foi “Portinari – Pintor da Paz”.
Coordenação Pedagógica – A equipe Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura comemora a parceria com o projeto, que pode ser um aliado ao ensino na rede municipal. O tema utilizado pelas escolas este ano é “Educação, princípio, atitude e ação”, com a apresentação de trabalhos que serão apresentados por bimestre, com os subtemas: Cultura Afro-brasileira (em fase final), Eleição (para se trabalhar cidadania), Meio Ambiente (com reciclagem) e Copa do Mundo.

domingo, 14 de março de 2010

RESULTADO FINAL: ESPORTE CLUBE SÃO JOÃO DA BARRA 6 X 1 HELIÓPOLIS


O Esporte Clube São João da Barra estréia com uma goleada sobre o Heliópolis por 6 x 1, a partida foi realizada no Estádio Manoel José Viana de Sá com portões fechados, mas a torcida compareceu em frente ao estádio onde a diretória do Esporte Clube São João da Barra disponibilizou vários televisores que transmitiram ao vivo a partida.

sábado, 13 de março de 2010

Prefeitura de São João da Barra inaugura Caps


São João da Barra já conta com um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). A inauguração aconteceu na tarde da última quinta-feira (11), com a presença da prefeita Carla Machado, demais autoridades municipais e pessoas da comunidade. A unidade irá funcionar no bairro da Água Santa, na rua Manoel de Souza Braga, e leva o nome de Antônio Carlos Alves Novas, morador do município falecido no início de 2009 em decorrência de acidente de trânsito. Mãe, irmãos e sobrinhos do homenageado também estiveram no evento.
Com um quadro de funcionários envolvendo psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas, o Centro irá atender pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, além de pessoas com dependência química. A meta é realizar o acompanhamento clínico e a e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
— O município está ganhando um ambulatório especializado, com uma equipe preparada para que possamos contribuir para a diminuição das internações psiquiátricas. É um local apropriado para dar uma resposta a essa necessidade — frisou Lúcia Regina Pessanha, secretária municipal de Saúde.
Os centros de atenção especiais, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a reforma psiquiátrica brasileira. Com a criação desses centros possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os Caps são serviços de saúde municipais abertos e comunitários que oferecem atendimento diário.
— O nosso objetivo é, a partir de agora, amenizar o sofrimento de muitas pessoas de nosso município. É um trabalho que será realizado com todo zelo, para que a população possa ter a atenção e o tratamento que precisa — destacou em seu pronunciamento a prefeita Carla Machado.

sexta-feira, 12 de março de 2010

BIRA da Federação é liberado para os atletas do Esporte Clube São João da Barra


A federação de futebol do estado do Rio de Janeiro através do BIRA, liberou todos os jogadores do Esporte Clube São João da Barra para a partida de estréia da Terceira Divisão do ano de 2010, um esforço da diretoria do ECSJB que correu contra o tempo para realizar as incrições dos jogadores.
A partida de estréia é contra o Heliópolis neste domingo as 15:30 Hs no Estádio manoel José Viana da Sá, o arbitro da partida será o Sr. Moabe Carneiro dos Santos, auxiliado por Eduardo Gonçalves Almeida e Eliezer Arcenio Onório, o 4º arbitro sera Carlos Magno Graça e o observador sera o Sr Aldemir Muniz Barreto.
Devido a um problema na liberação do estádio a federação proibiu a abertura dos portões para os torcedores, mais 8 jogos da terceira divisão terão portões fechados no inicio da competição.
A Rádio Barra Fm irá transmitir a partida a parir das 15:00 Hs, outra novidade é que a Diretoria do ECSJB está providênciando televisores para serem colocados na Estação das Artes Derly Machado para que os torcedores do ECSJB possam assistir a partida ao vivo.
Vamos todos torcer juntos para a vitória do ESPORTE CLUBE SÃO JOÃO DA BARRA!!!

São João da Barra estréia na Terceira Divisão com transmissão pela Rádio Barra Fm 87,9 MHZ

O Esporte Clube São João da Barra estreia no Campeonato da Terceira Divisão do Futebol do Rio de Janeiro, neste domingo, 14 de março. O jogo será contra o Heliópolis, de Belford Roxo, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, às 15h30m. O time sanjoanense está no Grupo “B” da competição, que tem ainda a Associação Desportiva Itaboraí e o Canto do Rio Football Club, de Niterói. O campeonato reúne um total de 27 agremiações esportivas de todas as regiões do Estado distribuídas em cinco grupos e tem como uma das regras o limite de idade de 23 anos para a maioria dos jogadores. Os clubes poderão dispor de apenas três atletas com idade superior a este limite.
São João da Barra já foi representado na terceira divisão nos anos de 2007 e 2008 pelo São João da Barra Futebol Clube, com boas participações, principalmente em 2008. Por motivos internos o clube abandonou a disputa e não participará mais do campeonato. O Esporte Clube São João da Barra foi fundado em 31 de julho de 2009, e a partir daí logo se filiou à Federação de Futebol do Rio, dando início à preparação para a formação da equipe visando os campeonatos principal e o sub-20. Em 17 de dezembro foi realizada a primeira “peneira” para jogadores nascidos até agosto de 1987, de 1988 e 1989. Atualmente o elenco conta com 31 jogadores, dos quais 26 estão acima de 20 anos e cinco foram promovidos do sub-20.
Na opinião do presidente Daniel Machado de Souza, o time fará um bom campeonato. Otimista, Daniel diz que acredita na possibilidade de, já neste ano, o clube subir para a Segunda Divisão (disputando a Segundona em 2011) e em 2012, estar na Primeira, figurando entre os melhores times do Rio de Janeiro.
- Nosso planejamento traçou metas e essa é a principal delas. O elenco está unido em torno desse objetivo que se alcançado, será bom para todos. O projeto tem parceria com a Prefeitura que tem prestado apoio institucional fundamental para fazermos um bom trabalho, finalizou Daniel.
O técnico da equipe será Jorge Sena que atuou em grandes times do futebol brasileiro e do exterior. Ele foi jogador do América do Rio, Palmeiras, Bahia, Atlético de Madri e Rayo Valecano, da Espanha. Para a primeira partida Sena já tem o time pronto e vai entrar em campo jogando no esquema 3-5-2. A equipe será composta por Gláucio, Junior, Felipe Daniel e Richardson; Anderson, Rômulo, Cléber, Johnny e Pablo; Pelé e Juninho.

Segunda e terça com Cine Clube do Nós no Cine Teatro

Na próxima segunda-feira, dia 15, às 19h30, tem apresentação do Cine Clube do Nós, no Cine Teatro São João, em São João da Barra. A noite será marcada pela exibição do longa “2012”. Dirigido por Roland Emmerich e estrelado por John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Amanda Peet, Oliver Platt, Danny Glover e outros nomes conhecidos, o filme tem classificação de 14 anos e faz breves referências ao Maianismo, ao Calendário de Contagem Longa e ao fenômeno 2012 em um retrato de eventos cataclísmicos que se desenrola naquele ano.
Na trama, devido a bombardeamentos de erupções solares, o núcleo da Terra começa a aquecer a um ritmo sem precedentes, provocando o deslocamento da crosta terrestre. Isso resulta em vários tipos de cenários apocalípticos, que vão desde a Califórnia caindo no Oceano Pacífico, a erupção do supervulcão de Yellowstone, grandes terremotos e vários megatsunamis ao longo de cada costa na Terra, mergulhando o mundo em caos.
A história centra-se em torno de um elenco de personagens e em como eles escaparem das catástrofes múltiplas em um esforço para atingir alguns navios construídos no Himalaia, junto com cientistas e governos do mundo todo que estão tentando salvar tantas vidas quanto podem antes das catástrofes decorrentes.
Na terça-feira, dia 16 (única terça-feira que será contemplada com o projeto), vai ser exibida a comédia “17 outra vez”, de classificação 10 anos, conta a história de Mike O'Donnell (Zac Efron), um jovem popular no colegial, que já tinha a vida ganha com seu talento como atleta. No entanto, em seu jogo de basquete mais importante que o levaria à faculdade, recebe uma notícia assustadora de sua namorada: ela está grávida. Com isso, Mike decide com ela se casar para cuidar da criança.
Quando adulto, vê a sua vida passar por uma época de decadência, não ganhou a promoção de sua vida, sua mulher o está colocando para fora de casa e seus filhos o odeiam. Com sua vida desmoronando, decide voltar à escola e relembrar o seu momento de glória, e como mágica, com a ajuda de um estranho zelador, se olha no espelho e se vê com 17 anos, na atualidade. Com a ajuda de seu melhor amigo, Ned, ele retorna à escola para reviver a sua juventude perdida, e acaba cruzando com seus filhos que agora estudam com ele.
As próximas exibições do projeto, todas com entrada franca, acontecem nas segundas dias 23, com “A Era do Gelo 3”, e 29, com o nacional “A Mulher Invisível”.

São João da Barra ganha mais uma sala de Assistência Jurídica Gratuita

A prefeitura de São João da Barra inaugurou no início deste mês mais uma sala de Assistência Jurídica Gratuita. O quinto posto de atendimento do município foi aberto em Grussaí, na Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida, e funciona todas as quartas das 9h às 17h.
A Assistência Jurídica Gratuita tem por objetivo proporcionar o acesso à justiça às pessoas carentes. Com o lema “Justiça ao seu Alcance”, o departamento recebeu grandes investimentos desde o início do governo Carla Machado, como informatização e renovação da biblioteca. Mas o investimento maior se destaca pelas aberturas das salas de atendimentos em vários lugares do município. Inicialmente o atendimento só existia na sede da cidade e hoje já são cinco pólos, espalhados por várias localidades do município. A primeira sala fora da sede foi inaugurada em 2008 em Sabonete, na Subprefeitura. A segunda foi inaugurada em Barcelos, no CRAS e a terceira no Açu, no Posto de Saúde.
— A abertura dessas salas, além de desafogar o atendimento na sede, foi muito importante para as pessoas, pois muitas vezes elas não iam atrás dos seus direitos por não ter recursos para se locomover dentro do município. Agora, em cada localidade há um posto de atendimento, explicou Elisabete Maria de Assis — coordenadora da Assistência.
O novo posto de Grussaí atendeu no primeiro dia de funcionamento 15 casos e a tendência, de acordo com o advogado responsável, José Jorge da Silva Siqueira, é que esse número cresça ainda mais.
— Os 15 atendimentos realizados na inauguração foram feitos sem divulgação. A partir do momento que as pessoas tomarem conhecimento do funcionamento da nova sala, tenho certeza que a demanda vai aumentar e talvez tenhamos até que abrir mais um dia para atendimento — disse o advogado.
As estatísticas da Assistência comprovam que a abertura dos postos foram bem sucedidas. Em 2008 foram realizados 2078 atendimentos e em 2009, 3191. Em 2010 esse número deve vai aumentar com a abertura da sala de Grussaí. Vale lembrar que o departamento trabalha com casos da área cível e de família e atende apenas pessoas carentes, que comprovem renda de até dois salários mínimos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 27417878, ramal 284.

Projeto Barca da Ciência retoma atividades no domingo, dia 14

Sucesso de público durante a programação de verão, o projeto Barca da Ciência retoma as atividades já no próximo domingo, dia 14, a partir das 9h, com saída do Cais do Imperador, no Centro de São João da Barra, com chegada a Atafona, num percurso de meia hora de duração. Serão mais 100 passeios, sempre aos domingos, e vai privilegiar grupos de 30 pessoas. O projeto é promovido pela prefeitura, via Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
O objetivo do projeto é apresentar ao público a importância da preservação dos recursos hídricos, por meio de uma aula de história e educação ambiental bem lúdica: a bordo de uma escuna, num passeio agradável pelo Rio Paraíba do Sul, até sua foz, com parada na Ilha da Convivência.
Izabel Gregório, coordenadora do Espaço da Ciência, e o geógrafo Alex Ramos são os monitores que acompanham os grupos. Segundo ela, o projeto retornou atendendo a pedidos, para beneficiar mais pessoas durante o período letivo.
— A única diferença vai ser no momento da inscrição. Vamos fazer passeios por grupos maiores e uma pessoa ficará responsável pelo grupo. Mas as pessoas que quiserem participar, e não tiverem um grupo maior, podem fazer contato conosco no Espaço da Ciência que nós iremos agendá-los em alguma outra data — explica Izabel, lembrando que o telefone de contato para a inscrição é 9903-1176.
Durante o passeio, é possível ainda mostrar a vegetação que faz parte da mata ciliar nos barrancos do rio e a importância para evitar erosão de terra que diminui o calado do rio, a profundidade que permite a navegação dos barcos, sempre evidenciando o Rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes do país, que atravessa três Estados: São Paulo, Rio e Minas e possui 120 espécies de peixes catalogadas.
Outra oportunidade – A coordenadora acrescenta que serão seis passeios por mês: quatro aos domingos e mais dois, quinzenalmente, que fazem parte do projeto “Caminhos científicos do delta do Rio Paraíba do Sul”, sob a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. O início será no próximo dia 22, Dia Mundial das Águas e o público alvo são os estudantes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

FOTOS DOS LOCAIS QUE ERAM CONSIDERADOS CRITICOS DEPOIS DA CHUVA QUE CAIU ONTEM EM SJB.



Acima as fotos dos locais onde foi feita as obras de drenagem que esta no cronograma da compensação que a empresa LLX em parceria com a Prefeitura de São João da Barra estão realizando em SJB.

O programa Bom dia cidade que é apresentado pelo locutor Emilson Amaral realiza campanha para ajudar a Dona Rosimery que ira realizar uma cirurgia.




A Rádio Barra Fm vem agradecer a todos que doaram uma importância em dinheiro para fazer faces as despesas para a acompanhante da Dona Rosimery Cardoso da Silva, que irá realizar uma cirurgia no hospital em Duque de Caxias – RJ.
Abaixo os nomes e valores doados:
Vera 10,00
Sandra de Pitão 10,00
Eliete 20,00
Israel Semacom 100,00
Cenilda 20,00
Charles Henrique 50,00
Jorge Constan 100,00
Rosana 10,00
Mauricia 10,00
Macarrão 10,00
Ney 30,00
Anderson 30,00
Margarida 50,00
João Felipe 10,00
Marlene 10,00
Glauber 20,00
Altair 10,00
Denildo 20,00
Patricio 20,00
Nilza 30,00
Marcelo 50,00
Marilza 10,00
Ana Maria 20,00
Total 650,00

Manifestantes interditam BR- 101 em protesto contra aprovação da emenda Ibsem Pinheiro


Continua a luta pelos royalties do petróleo. Na manhã desta quinta-feira (11/03), por volta das 7h, a BR-101 foi fechada na altura do km 76, no viaduto da Estrada dos Ceramistas. Até o momento, já foi registrado cerca de 40 Km de engarrafamento, chegando próximo ao trevo do município de Quissamã. O protesto está ocorrendo por conta da aprovação na Câmara dos deputados, da emenda Ibsen Pinheiro, na noite desta quarta-feira (10/03).

A manifestação, que já conta com autoridades dos municípios de Macaé e Quissamã, foi articulada pelo presidente da Firjan de Macaé. Para manter a BR-101 fechada, os manifestantes colocaram fogo em diversos pneus.

Além de autoridades da região, a manifestação conta também com o apoio de veículos pesados como caminhões, ônibus e até tratores, além de centenas de pessoas da sociedade civil. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) permanece no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando um caminhão do Corpo de Bombeiros tentou afastar da pista os manifestantes, para que a manifestação terminasse, mas não conseguiu. Eles alegam que querem trazer a imprensa nacional para o local.

Há informações de que a imprensa nacional estaria vindo a Campos para acompanhar o desenrolar do manifesto, que está tomando proporções a cada momento mais fortes.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Plenário aprova recurso e emenda sobre royalties será votada

O Plenário aprovou um recurso contra a decisão do presidente Michel Temer de não admitir a emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) para o Projeto de Lei 5938/09, do Executivo. O projeto estabelece novas regras de distribuição dos royaltiesValor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial. Os detentores recebem porcentagens das vendas dos produtos produzidos com o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações. No caso do petróleo e do gás, trata-se de compensação financeira paga aos estados e municípios pela exploração desses produtos em depósitos localizados em terra ou na plataforma continental. e disciplina os contratos sob o regime de partilha para a exploração do pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina..

Os deputados devem votar, em seguida, o mérito da emenda, que impõe uma nova distribuição dos royalties, tanto dos contratos de concessão quanto os do pré-sal, para que todos os estados e municípios recebam segundo as regras dos fundos de participação.

O presidente Michel Temer decidiu, devido à polêmica em torno do assunto, que a emenda será votada nominalmente.

'Forbes': Eike Batista é 8º mais rico do mundo


O brasileiro com a maior fortuna a aparecer na lista da Forbes é Eike Batista, em oitavo lugar no mundo, com US$ 27 bilhões. Segundo a revista, ele foi o integrante da lista que mais aumentou sua fortuna entre 2009 e 2010: o crescimento foi de US$ 19,5 bilhões. No ano passado, a posição de Batista na lista era 61º, com US$ 7,5 bilhões.

O tempo fecha em São João da Barra


Atenção a todos os motoristas que irão trafegar pela BR 356, onde a pouco, cairam arvores devido ao temporal que esta acontecendo na região, acima foto tirada neste momento as 17:49 Hs em São João da Barra onde esta chuvendo bastante neste momento.

Líderes decidem votar hoje pré-sal e vaga para mulher na Mesa

Em reunião encerrada há pouco, o Colégio de Líderes definiu a pauta da sessão de hoje à tarde. Uma das propostas que o Plenário deverá votar é a que estabelece o regime de partilha para exploração do petróleo na camada pré-sal e define regras para distribuição de royalties (PLs 5938/09 e 2502/07).

As outras propostas que estão na pauta são:
- PEC 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que reserva pelo menos uma vaga nas mesas diretoras e nas comissões do Congresso para mulheres;
- PL 203/95, que dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde;
- PL 270/03, que libera os jogos de bingo, videobingos e videojogos no País.

O líder do PSDB, João Almeida (BA), afirmou que o único projeto que talvez não seja votado hoje é o dos bingos. Segundo ele, muitos partidos ainda não têm uma posição sobre o tema.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger

LLX reduz prejuízo em 2009 para R$ 48,7 milhões


A LLX, braço de logística do grupo EBX, do empresário Eike Batista, teve prejuízo de R$ 48,732 milhões no ano passado, marcando uma leve melhora em relação às perdas de R$ 52,972 milhões de 2008. No período, a receita líquida da empresa teve queda de 16%, para R$ 13,807 milhões.

Em seu balanço, a companhia destaca que fechou 2009 com R$ 481,9 milhões em caixa, um aumento de 92% sobre os R$ 250,5 milhões de 2008. Tal incremento refletiu, principalmente, um aumento de capital de R$ 600 milhões feito no segundo trimestre.

A LLX está construindo dois complexos portuários no litoral fluminense que somam investimentos estimados em R$ 6,1 bilhões. O maior dos dois projetos, o Superporto do Açu está sendo erguido em São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro, em uma área de 9,447 mil hectares.

O porto, que prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões de 2007 até 2016, terá capacidade de realizar embarques de cargas variadas, como minério de ferro, produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória e ferro-gusa.

Já em Itaguaí, litoral sul do Rio de Janeiro, a companhia constrói o Porto Sudeste, projeto que prevê um investimento de R$ 1,8 bilhão de 2007 a 2012. O terminal fará a movimentação do minério de ferro produzido em Minas Gerais pela MMX, braço de mineração do grupo, e outras empresas mineiras.

A LLX informa que R$ 189,1 milhões já foram investidos no Porto Sudeste desde o início de seu desenvolvimento, em janeiro de 2007. Já no porto do Açu, já foram desembolsados R$ 1,13 bilhão.

A companhia diz que ainda avalia a retomada do projeto de instalação de um porto em Peruíbe, litoral paulista, suspenso em outubro de 2008, por conta da deterioração das condições de financiamento após a crise financeira.

Fonte: (Eduardo Laguna | Valor)

NÍVEL DO PARAÍBA COLOCA DEFESA CIVIL EM ESTADO DE ALERTA


A Defesa Civil de São João da Barra está em estado de alerta tendo em vista o aumento do nível do Rio Paraíba do Sul para 7,50 metros obrigando a ativar o sistema de prontidão. A elevação do nível incidiu depois das fortes chuvas que caíram na região Sudeste, em especial na Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba e regiões Sul e Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo a cota normal do Rio Paraíba do Sul é de 6 metros variando até 7,20 metros de acordo com a maré alta. “Com oito metros o rio já causa transtorno à área agrícola, pecuária e algumas residências localizadas nas localidades ribeirinhas do Centro da cidade até Barcelos”, comenta, lembrando que foi construído um enroncamento de pedras com extensão de 500 metros no local onde havia risco eminente de rompimento do dique.
“Vamos permanecer em prontidão até o próximo fim de semana em função da previsão meteorológica indicando chuva para os próximos dias, com maior probabilidade a partir de quinta-feira onde o acúmulo pode chegar próximo a 50 milímetros”, informa acrescentando que a prioridade são as residências situadas em área de risco onde se preciso for haverá remoção das famílias para abrigos da Prefeitura.
Nesta quinta-feira (11) estaremos participando de uma reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, com objetivo de debater as regras operativas do sistema hidráulico do rio e como as empresas que utilizam o rio para geração de energia elétrica, distribuição de água potável através de barragens, possam utilizar seus equipamentos na prevenção de possíveis desastres no curso do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes.

SÃO JOÃO DA BARRA SEDIA FÓRUM REGIONAL DE SAÚDE MENTAL

A secretaria de municipal de Saúde de São João da Barra em parceria com gerência de Saúde Mental da secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil vão realizar nesta quinta-feira, dia 11 de março, o Fórum Noroeste de Saúde Mental. O encontro será no Sesc/MG, em Grussaí, das 10 às 14 horas.
O Fórum tem como público alvo os secretários municipais de Saúde, os coordenadores municipais de Saúde Mental, os superintendentes de Atenção Básica, os superintendentes de Educação em Saúde e Gestão Participativa da secretaria de Estado de Saúde, representantes da Central de Regulação de Vagas e representantes dos Conselhos de Saúde.
Os profissionais estarão discutindo sobre a organização da estrutura temária e sobre a formação da comissão organizadora para as conferências municipais e regionais de saúde mental intersetorial. Estarão em debate as formas de potencializar a organização das conferências envolvendo representantes dos conselhos municipais de saúde.
Ao final do fórum será inaugurada em São João da Barra a sede própria do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) na Rua Manoel de Souza Braga, no 51, no bairro da Água Santa. O espaço vai atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e funcionará com atendimento ambulatorial e como centro de triagem. O centro sanjoanense vai contar com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas.
O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais abertos e comunitários que oferecem atendimento diário.

PRÊMIO MULHER DESTAQUE 2010 NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 12


O Prêmio Mulher Destaque 2010 será entregue na próxima sexta, dia 12, às 19h, no Cine Teatro São João. O prêmio, que teve início em 2005, e encontra-se em sua sexta edição, será entregue pela prefeita Carla Machado, idealizadora da homenagem, a mulheres que se destacaram em diversas atividades no município.
Trata-se do maior evento dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no município. Todos os anos são agraciadas 15 mulheres, selecionadas pelo trabalho que desenvolvem na comunidade. Entre emoções e agradecimentos, é possível notar o aumento da autoestima de cada uma delas, por serem reconhecidas pelo trabalho desenvolvido.
O evento é aberto à comunidade e vai contar ainda com uma apresentação de dança e vídeos contando a história de cada uma delas. Serão homenageadas as seguintes mulheres, nas seguintes atividades: Setor Empresarial – Luciana Ribeiro Abreu (proprietária da Algazarra); Jurídico - Drª. Tatiana Rodrigues; Música - Manuela Ferreira (cantora TB-6); Dança – Thais Malhardes Penha; Teatro – Jaciara; Artesanato – Mauricéia Marcelino Teixeira; Culinária – Ediméa (moradora do Bairro de Fátima); Esporte – Marinez de Souza Machado; Mulher Operária – Célia Apolinário; Saúde – Dr.ª Jaira Callil Siqueira; Educação – Rizete Moço Rangel; Melhor Idade – Joseni Sales Campinho (alunas da UNITEI e 3ª Idade em atividade); Benemerência - Dona Floriana Gomes; Destaque Especial – Suimaya Paula Miranda (aluna da APAE); Prêmio Especial – Marinez Cardoso Azevedo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Presidente da Câmara inaugura as novas instações da Câmara Municipal de São João da Barra


O presidente da Câmara Alexandre Rosa, com a esposa do ex-vereador Almir Roberto dos Santos na solenidade de inauguração das novas instalações que leva o nome de Almir Roberto dos Santos.

FOTOS DAS INSTALAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA




























































segunda-feira, 8 de março de 2010

Assasinato em Atafona



Hoje, por volta das 5 da manhã ocorreu um assasinato na rua Irene de Souza Lobato, proximo ao deposito de gás, Carlos Augusto Gonçalves Junior de 26 anos foi morto com um tiro na cabeça.
Junior que era cantor em nossa cidade, fez durante muito tempo dupla com Fabricio.

sábado, 6 de março de 2010

Royalties: Programas sociais estão ameaçados


Prefeitos vão ao Supremo e a uma grande manifestação em Brasília pelos recursos
Os investimentos nos setores de Saúde, Agricultura, Educação e Habitação nos municípios produtores de petróleo no Estado do Rio, membros da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e em outros estados brasileiros, deixarão de ser realizados se a emenda proposta pelo deputado federal Ibsen Pinheiro for aprovada na Câmara Federal, em Brasília, na próxima quarta-feira, dia 10. A emenda determina que os royalties de petróleo recebidos pelos produtores sejam redistribuídos para todos os municípios no Brasil. No Estado do Rio são produtores Campos, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra, Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio, Niterói e Paraty.

Os prefeitos afirmam que os municípios do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea podem perder até 90% da arrecadação atual. “Será o caos”, disse um. Em razão desta ameaça, os prefeitos participarão da Mobilização Municipalista, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, no mesmo dia da votação, próxima quarta-feira, às 10h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Acompanhando o governador Sérgio Cabral, os prefeitos fluminenses terão, também, uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, no mesmo dia, para avaliar a inconstitucionalidade da emenda de Ibsen Pinheiro. Esta semana, os prefeitos se reuniram com o governador Sérgio Cabral e realizaram manifestações nos municípios.

Deborah Secco foi usada como 'laranja' pelo pai, diz defesa


A atriz Deborah Secco, os dois irmãos e a mãe foram usados pelo pai dela, o empresário Ricardo Ribeiro Secco, como laranjas no esquema que desviou R$ 58,7 milhões dos cofres do Estado. Esta foi a tese defendida pela família, que ontem, pela primeira vez, se defendeu das acusações do Ministério Público Estadual (MP) de participação no esquema de desvio de recursos públicos.

Por meio do advogado Sérgio Tostes, eles afirmaram não ter conhecimento das contas bancárias para onde foram desviados R$ 894 mil do golpe. "Eles não sabiam dessas contas. Foram inteiramente usados pelo pai nesse esquema", defendeu Tostes. O pai de Deborah, Ricardo Secco, é apontado como o responsável pelas operações do esquema e pelos pagamentos.

Segundo as investigações do Ministério Público, dois cheques no valor de R$ 158,1 mil foram depositados na conta pessoal da atriz. Foram parar na conta da empresa Luz Produções, na qual Deborah tem 99% das ações, outros R$ 163,7 mil. No total, conforme a denúncia do MP, a atriz, os dois irmãos, os pais e a madrasta receberam R$ 894 mil.

A investigação mostra ainda que as contas bancárias em nome da atriz, a irmã, Barbara; o irmão, Ricardo Fialho Secco; e sua mãe, Silvia Secco, foram abertas na mesma agência em que 10 empresas e cinco ONGs tinham contas bancárias e onde um dos gerentes permitia saques de altos valores sem informar ao Banco Central, contrariando norma existente. "É possível que eles nem tenham participado pessoalmente da abertura das contas", completou o advogado.

Deborah e sua família estão com todos os bens bloqueados por decisão da juíza da 3ª Vara de Fazenda Pública, Mirella Letizia Guimarães Vizzini.

Advogado da atriz Deborah Secco, seus irmãos e sua mãe, Sérgio Tostes garantiu que as acusações de participação no desvio de dinheiro público e o bloqueio dos bens em nada alteraram a rotina da família Secco: "Eles não viviam desse dinheiro. É possível que nem tenham aberto essas contas pessoalmente. Deborah é bem-casada e não passará por qualquer sufoco, assim como sua família", afirmou ele. No entanto, se Deborah tiver conta bancária conjunta com o marido, o jogador de futebol Roger Flores, ele estará na mesma situação que a atriz.

Conforme procedimento de bloqueio, nenhum centavo dos 88 acusados poderá ser movimentado por até 10 dias. Esse é o prazo para que as instituições financeiras informem ao Banco Central qual montante conseguiram bloquear nas contas. A menos que cada um deles tenha, nos bancos, valor acima do bloqueado ( só o casal Garotinho teve R$ 350 milhões sequestrados ) ninguém terá dinheiro disponível. "Dificilmente alguém deixa tanto dinheiro na mira da Justiça", explica o advogado José Alfredo Lion, especialista em Direito Empresarial.

Esquema das ONGs teve sete empresas fantasmas
Sete empresas fantasmas foram usadas no esquema de desvio de R$ 58,7 milhões dos cofres públicos. Para rastrear o dinheiro e responsabilizar o grupo por lavagem de dinheiro, o Ministério Público Estadual e agentes da Delegacia Fazendária analisam documentos e computadores apreendidos em 17 endereços de oito pessoas ligadas às ONGs, subcontratadas pela Fundação Escola do Serviço Público (Fesp).

Os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, 57 pessoas, essas empresas e outras 15, três cooperativas e quatro ONGs são acusados de improbidade administrativa, em ação na 3ª Vara de Fazenda Pública. O grupo teria desviado parte dos R$ 426,4 milhões que a Fesp recebeu em três anos e repassou a 14 ONGs, no período em que Rosinha foi governadora. Os recursos saíram de nove órgãos estaduais. Parte desse dinheiro foi parar na conta que financiou a pré-candidatura de Garotinho à presidente da República, em 2006.

No esquema de lavagem de dinheiro sob investigação participaram as empresas fantasmas Emprim, Inconsul, Intecdat, Acesso Tangua Manutenção Instalação de Equipamentos, Magister, Metodata e Max Express e oito pessoas. Em dois anos, a Emprim e Inconsul receberam quase R$ 30 milhões. Izabel Gatto é uma das principais peças dessa engrenagem. Ela era responsável por confirmar a missão de cheques da Emprim e Inconsul, além de figurar como procuradora de ONGs.

De acordo com inquérito policial, Walter Gatto, irmão de Izabel, recebeu R$ 1,3 milhão. Também receberam dinheiro do esquema o marido dela, José Roberto Ramos, e a cunhada, Márcia Cristina. Porém, o pedido de recolhimento de documentos foi feito apenas para as casas de Izabel e Walter.

Na denúncia do MP à Justiça foi decretada a quebra do sigilo bancário de Walter, Ariovaldo da Hora Filho (que não é alvo da investigação de lavagem de dinheiro) e seis empresas. Alguns dos 88 denunciados por improbidade, como o casal Garotinho e a atriz Deborah Secco, escaparam disso.

Em seu blog, Garotinho avisou que vai processar os promotores sob alegação de perseguição política. Ele alegou ainda que as duas ações contra o casal sobre improbidade administrativa feitas pelo MP foram extintas pela Justiça. Em nota, a instituição repudiou as declarações do ex-governador.

O segundo órgão estadual que mais repassou verbas públicas à Fesp (R$ 85 milhões) Mantém contrato com umas das ONGs denunciadas. No Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, 140 empregados foram contratados pelo Núcleo de Cidadania e Ação Social (Nucas). O IVB não vai rever o contrato, de 2007.

O IVB explicou que a Nucas, ex-Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Cidadania (CBDDC), venceu licitação para fornecer mão de obra, ao custo original de R$ 4,4 milhões. O contrato 6.808 foi prorrogado 5 vezes, e hoje vale R$ 17,7 milhões. O deputado estadual Alessandro Molon (PT) pedirá ao MP que investigue por que o serviço com a ONG foi mantido.

Entenda o caso
Em 2007, a investigação que resultou na Operação Águas Profundas esbarrou em outro escândalo envolvendo ONGs ligadas ao governo Rosinha Garotinho, que já teriam favorecido o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, por meio da Fundação Escola do Serviço Público (Fesp).

O empresário Ricardo Secco, pai da atriz Deborah Secco, era então suspeito de repassar aos beneficiários do esquema de licitações, via organizações não-governamentais, recursos do governo do estado, segundo investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal.

Em 2005, Deborah, que participou de propagandas oficiais do governo do Rio, ganhou o título de "Mulher do Ano", concedido pela Fesp, que transferia dinheiro para ONGs a pretexto de execução de programas sociais.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Prêmio Mulher Destaque 2010 será entregue na sexta-feira, dia 12, em SJB

Devido à ausência da prefeita Carla Machado, que na próxima segunda, dia 08, Dia Internacional da Mulher, irá se encontrar com o presidente Lula em comitiva com o governador Sérgio Cabral, em mobilização pela defesa dos royalties, a entrega do Prêmio Mulher Destaque 2010 foi transferida para a próxima sexta, dia 12, no Cine Teatro São João, a partir das 19h. Além da comitiva para falar com o presidente Lula, Carla Machado participa, ainda na quarta, dia 10, de uma audiência com o presidente do Supremo Gilmar Mendes. Na segunda-feira, as mulheres do município estão convidadas a assistirem uma missa em homenagem à data, celebrada por Padre Gustavo, a partir das 17h, na Igreja Católica Matriz São João Batista, no Centro.
Como acontece desde 2005, o prêmio – em sua sexta edição – será entregue pela prefeita a mulheres que se destacaram em diversas atividades no. A homenagem foi idealizada pela prefeita Carla Machado, primeira prefeita mulher da Região Norte Fluminense, como uma forma de mostrar a importância da mulher na sociedade.
Trata-se do maior evento dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no município. Todos os anos são agraciadas 15 mulheres, selecionadas pelo trabalho que desenvolvem na comunidade. Entre emoções e agradecimentos, é possível notar o aumento da auto-estima de cada uma delas, por serem reconhecidas pelo trabalho desenvolvido.
O evento, que é aberto à comunidade e vai contar ainda com uma apresentação de dança e vídeos contando a história de cada uma delas. Serão homenageadas as seguintes mulheres, nas seguintes atividades: Setor Empresarial – Luciana Ribeiro Abreu (proprietária da Algazarra); Jurídico - Drª. Tatiana Rodrigues; Música - Manuela Ferreira (cantora TB-6); Dança – Thais Malhardes Penha; Teatro – Jaciara; Artesanato – Mauricéia Marcelino Teixeira; Culinária – Ediméa (moradora do Bairro de Fátima); Esporte – Marinez de Souza Machado; Mulher Operária – Célia Apolinário; Saúde – Dr.ª Jaira Callil Siqueira; Educação – Rizete Moço Rangel; Melhor Idade – Joseni Sales Campinho (alunas da UNITEI e 3ª Idade em atividade); Benemerência - Dona Floriana Gomes; Destaque Especial – Suimaya Paula Miranda (aluna da APAE); Prêmio Especial – Marinez Cardoso Azevedo.

Ministério Público reage a Garotinho, que acusa promotores de trabalharem em prol de Cabral

O Ministério Público estadual repudiou nesta sexta-feira, por meio de nota à imprensa, as declarações do ex-governador Anthony Garotinho que atacou os promotores da Tutela Coletiva, responsáveis pela nova ação contra ele. Em seu blog, Garotinho acusou os promotores de armarem um "espetáculo pirotécnico" e "mais uma jogada eleitoreira", para beneficiar o governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição. Garotinho é pré-candidato ao governo do estado pelo PR.

"A ação está baseada em elementos probatórios constantes em diversos inquéritos civis (nº 3973, nº 3840, nº 4835, nº 4836, entre outros) colhidos durante cerca de quatro anos de investigação e trabalho dedicado e embasado dos promotores, que concluíram pela necessidade de ajuizamento da referida ação", diz o MP, na nota.

Na quinta-feira, anthony e rosinha garotinho foram denunciados pelo ministério público - juntamente com outras 86 pessoas - por improbidade administrativa e tiveram os bens bloqueados pela Justiça. Segundo o MP, a pré-campanha de Garotinho à Presidência em 2006 pelo PMDB recebeu recursos desviados do estado. ONGs contratadas pelo governo Rosinha davam dinheiro à campanha através de empresas de fachada. ( doadoras da pré-campanha de garotinho receberam r$ 30 milhões de entidades contratadas pelo estado )

"Quero adiantar que, além de covardes, esses promotores são antiéticos. Já tenho contra eles duas representações, que estão sendo apreciadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público, onde provo que eles agiram de má-fé para induzir a Justiça a erro, em outras duas ações idênticas a essa, contra mim e Rosinha e que já foram extintas pela Justiça", acusou Garotinho.

Em seu blog, Garotinho divulgou ainda duas decisões judiciais que teriam extinguido outras ações de improbidade administrativa contra ele. Só que as medidas, uma do desembargador Celso Ferreira Filho e outra da juíza Natascha Maculan Adum, não são definitivas. Em um dos casos, o MP recorreu.

Após passar mal, governador do Rio vai cumprir agenda


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), vai cumprir sua agenda de hoje normalmente depois de precisar ser levado às pressas para o hospital, na noite de ontem, com tontura e dor de cabeça, segundo informações da administração estadual. Cabral deixou o hospital logo depois e foi para a sua casa.
Cabral passou mal após ter retornado de Belo Horizonte, onde participou das solenidades de comemoração dos 100 anos do nascimento do ex-presidente Tancredo Neves. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, acompanhou o governador até o hospital.
De acordo com o governo fluminense, o neurologista de Cabral, Sérgio Novis, recomendou que o governador fizesse um eletroencefalograma e mais exames de check-up no hospital Quinta d''Or, em São Cristóvão. Os resultados nada constataram e o governador passa bem.

quinta-feira, 4 de março de 2010

MP cobra de casal Garotinho devolução de recursos desviados


A ação civil pública que cobra a restituição do valor aproximado de R$ 176 milhões dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho e outros 86 acusados de operar um esquema de desvio de verbas públicas por meio de organizações não governamentais (ONGs) e empresas fantasmas foi detalhada hoje pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Na ação, está sendo solicitada em caráter liminar a quebra do sigilo bancário e o bloqueio de valores depositados nas contas dos acusados e, no mérito, o ressarcimento integral do dano ao patrimônio público e a condenação à perda da função e dos direitos políticos.

O esquema era concentrado na Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), que teve seu estatuto modificado pelo Decreto nº 38.143, de 23 de agosto de 2005, assinado pela então governadora Rosinha Garotinho. O decreto permitiu que a empresa pudesse ser uma agência de intermediação de contratos com dispensa de licitação.

A Fesp passou a contratar sem licitação ONGs, como Inep, Inaap e IBTD, que por sua vez, desviavam recursos para empresas de fachada, como Emprim, Inconsul e Teldata.

As investigações mostraram que as empresas fantasmas financiaram a campanha da pré-candidatura de Anthony Garotinho à Presidência. Cerca de R$ 350 mil foram doados pelas empresas Emprim e Inconsul que receberam aproximadamente R$ 30 milhões em recursos públicos por intermédio da Fesp e das ONGs envolvidas no esquema.

De acordo com o promotor Vinicius Leal Cavalleiro, as investigações indicaram que o principal articulador do esquema era o empresário Ricardo Secco. "Segundo informações que obtivemos, ele era a pessoa que gerenciava as contratações e direcionava quem iria receber o dinheiro", afirmou.

Para o promotor, os 88 envolvidos são responsáveis solidários, ou seja, respondem da mesma forma pelo valor total da restituição de R$ 176 milhões. Ao comentar a possibilidade de suspensão dos direitos políticos dos envolvidos, Cavalleiro acredita que não terá tempo hábil para que a ação seja transitada em julgada este ano.

(Agência Brasil)

SÃO JOÃO DA BARRA TAMBEM DÁ O SEU GRITO CONTA A REDISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES

Em uma convocação feita de ultima hora através da rádio Barra Fm e carros de som nas rua da cidade , milhares de pessoas representado associações, ongs , grupos teatrais, empresas prestadoras de serviços públicos , o representante da igreja católica PE. Gustavo e demais membros de diversas religiões e da sociedade civil organizada, se reuniram nesta quinta feira a partir das 16: hs na praça do padroeiro São João Batista para repudiar a emenda que é “inconstitucional” que pretende fazer a redistribuição dos royalties para todos os municípios do Brasil. Durante o ato, o locutor da radio Barra FM Emilsom Amaral que conduziu os trabalhos de apresentação, fez questão de frisar, que era uma manifestação sem cor partidária ou religiosa e que se tratava de um grito do povo de São João da Barra para garantir o seu direito de continuar recebendo os royalties que não é um beneficio para nossa população, e sim uma compensação, uma indenização por tirarem 85% de todo petróleo produzido no Brasil.
A manifestação teve inicio com a apresentação do grupo teatral Sonho, Amor e Fantasia conduzido pelo diretor Gil Wagner Miranda onde em um palco móvel vestidos de preto e com nariz de palhaço, fizeram uma performance onde sem os recursos dos royalties muitas conquistas do nosso povo irão morrer. Diversos representantes de classes, populares, políticos fizeram uso da palavra como: o vereador Aluizio Siqueira, a prefeita Carla Machado que falou pelo telefone, pois se encontrava em um seminário em São Francisco do Itabapoana e fechando com uma gravação, o depoimento do governador Sergio Cabral ,onde nesta ele afirma que: o que estão tentando fazer com o estado do Rio de Janeiro “é um roubo”.
A todos que atenderam o nosso chamamento, o nosso muito obrigado pela presença, aos que não foram, depois não vão reclamar, pois o momento é esse de mostrar que preocupamos com as causas coletivas de nossa terra.

Renato Machado