terça-feira, 6 de abril de 2010

São João da Barra homenageia Nossa Senhora da Penha, neste fim de semana


Padroeira de Atafona e dos pescadores, Nossa Senhora da Penha será homenageada a partir desta quinta-feira. A tradicional festa, que anualmente recebe milhares de peregrinos de diversos pontos do País, vai até o dia 12, com extensa programação religiosa, recreativa, esportiva e cultural. A expectativa é que pelo menos 30 mil peregrinos participem das homenagens, cujos momentos mais esperados são as procissões – fluvial e a pé – e a encenação.
No primeiro dia das comemorações, às 18h, o quadro de Nossa Senhora da Penha chega à igreja que leva seu nome, em Atafona. Em seguida acontece a oração do Terço Mariano e às 19h o início do Tríduo Sagrado, com missa celebrada pelo padre Alfredo Arcanjo da Silva. Após a missa, os fiéis vão conferir a abertura do Memorial da Padroeira e a Sala dos Milagres, ao lado do palco da igreja.
A programação religiosa prossegue na sexta-feira, segundo dia da festa, às 15h, com oração do terço da Divina Misericórdia e às 18h30min, do Terço Mariano; às 19h, missa do segundo dia do Tríduo, que vai ser celebrada pelo padre Theodoro Gomes Paes. Após a missa, tem início a programação recreativa e cultural, que começa com o Café Literário organizado pelo Centro Cultural Narcisa Amália, no salão paroquial.
Um dos atrativos da Festa da Penha é a parte recreativa, que inicia logo após o Café Literário, com as provas de “guerra de cotonetes” e “touro mecânico”, oferecendo premiações em dinheiro para os dois primeiros lugares. No encerramento da noite, shows com Zé Carlos e banda, às 21h e Argentino e Cia, às 23h.
Sábado, a programação começa às 10h, com curso de Batismo e no Porto da Penha, no mesmo horário, Concurso de Pipas. Às 15h, oração do terço da Divina Misericórdia e, na parte recreativa, gincana cultural no palco da Igreja. Depois da gincana, acontece a prova do “come-come”, no mesmo local. Às 18h30min, oração do Terço Mariano e em seguida, a missa do terceiro dia do Tríduo, celebrada pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos.
Após a missa, tem prosseguimento a programação recreativa com a brincadeira “quem é o anjo?” e os concursos de calouros, infantil e adulto, premiando os três primeiros lugares. No encerramento da noite, show do grupo Zona Sul, às 22h e à meia noite, Rodrigo do Forró.
Já o quarto dia da festa (domingo) é aberto com a Missa da Divina Misericórdia, às 9h30min e às 11h, acontecem os batizados. Na parte esportiva, haverá corrida rústica e prova ciclística; às 11h, cavalgada. Às 13h, brincadeira do “pega pato no rio Paraíba”. Um dos momentos mais esperados pelos fiéis acontece na parte da tarde, durante a procissão fluvial, que transportará a imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ilhas do Pessanha e de Convivência. A chegada está prevista para ás 17h30min, antecedendo a Coroação de Nossa Senhora e a benção das embarcações e pescadores. Na sequência, apresentação da Banda União dos Operários; às 20h, tradicional leilão no palco da igreja, às 21h, prova de “equilibrismo na corda” e às 21h30min, “luta sobre o cavalete”.
No domingo, a programação será encerrada por uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Zezé di Camargo e Luciano sobem ao palco montado em Atafona, às 22h, para um dos shows mais esperados do ano. Com 18 anos de carreira, 19 álbuns (sendo dois em espanhol), e 28 milhões de cópias vendidas, os irmãos mesclam, nesse show, canções do último CD, de 2008, com antigos e consagrados sucessos que fizeram parte da trilha sonora de “2 filhos de Francisco”, filme que conta a história da dupla. Após o show, o grupo Os Piratas fecham a programação musical da noite.
Na segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, último dia de comemorações, às 5h acontece alvorada festiva com a Banda União dos Opoerários e às 10h, missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Gomes Guimarães, pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos e sacerdotes da Diocese de Campos. Após a missa, serão realizados os batizados.
Na parte da tarde, tem brincadeira de “cabo de guerra”, às 14h e depois “pau de sebo”; às 17h, Procissão terrestre, percorrendo as principais ruas de Atafona, seguida de queima de fogos no Porto da Penha, às 20h, horário previsto para a chegada da procissão com a “Ave Maria”, sendo interpretada pela cantora Fafá de Belém. Após a chegada acontece um dos momentos mais emocionantes das homenagens à Nossa Senhora da Penha, com a coroação de Nossa Senhora, e às 21h, show religioso com Fafá de Belém, encerrando a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário