quinta-feira, 15 de abril de 2010

AERÓDROMO EM SÃO JOÃO DA BARRA SURGE COMO OPÇÃO PARA O TURISMO


Será inaugurado, no próximo dia 25, domingo, às 10h, o Aeródromo Municipal de São João da Barra, base Carrapicho, com a presença de pilotos de ultraleve de Campos, Macaé, Rio, Vitória, Maricá e Itaperuna, totalizando aproximadamente 20 aeronaves. A inauguração surge como mais uma opção para o setor turístico, além de ser o primeiro passo para que futuramente a pista possa ser utilizada por aeronaves de maior porte, sendo um incentivo e atrativo a mais para empresários que queiram se instalar no Município.
Os últimos detalhes da inauguração foram fechados ontem, durante uma reunião da prefeita Carla Machado e integrantes do secretariado. Participaram da reunião o piloto Marco Antônio Ribeiro da Silva, o Careca e o proprietário da área onde ficará o aeródromo, Luiz Rocha Pereira da Silva, também piloto de ultraleve.
Localizado em uma área no Carrapicho, em Atafona, com aproximadamente 30 mil metros quadrados, o aeródromo terá pista com 580 metros de extensão, por 12 metros de largura, com uma ponte de aduela medindo seis metros por 12, área para as aeronaves taxiarem e estacionamento, além de um pequeno hangar, para dois ultraleves, construído pelo proprietário. A área foi cedida em novembro do ano passado, por meio de um contrato de comodato, à Prefeitura de São João da Barra, por um período de cinco anos, renovável por mais cinco.
Assim que a pista for homologada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, responsável pela regulação dos vôos no Brasil, além de pousos e decolagens de aviões de pequeno porte, poderão começar os vôos panorâmicos, um incentivo ao turismo local, além de ser instalada a escolinha de pilotagem, que pretende oferecer cursos básico e avançado.
Segundo a prefeita Carla Machado, a atividade abre nova perspectiva para o turismo, sendo uma opção de lazer e alinhando-se ao processo de desenvolvimento econômico vivido por São João da Barra. A prefeita destaca ainda que a atividade é importante sob o ponto de vista ambiental, já que permite uma visualização diferenciada do território. Enquanto isso, os cursos de pilotagem se apresentam como uma nova oportunidade para os sanjoanenses.
Carla lembrou, ainda, que muitos empresários, hoje, são pilotos, quer seja por lazer, quer seja como opção de transporte rápido: “o aeródromo para a ser mais um atrativo para o empresariado que precisa se deslocar com agilidade”, ressaltou a prefeita. Já o piloto e proprietário da área, Luiz Rocha, a inauguração da pista abre possibilidade de exploração de um nicho no setor turístico, que até o momento não vinha sendo explorado. Um dos mais experientes pilotos da região e futuro instrutor de vôo, Careca afirma que a nova atividade trará uma série de benefícios para São João da Barra.

5 comentários:

  1. PARABENS A PREFEITURA PELA ATITUDE, E CORAGEM POR SABER QUE A CIDADE PASSA POR SERIOS PROBLEMAS E MESMO ASSIM DISPONIBILIZA UM AERODROMO, AGORA PRA MELHORAR SO FALTA CONSERTAR A CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber sobre as casas populares que "foram sorteadas" atras do aerodromo sera que foi por debaixo dos panos porque muitos digo a maioria nao ficou sabendo disso muito estranho ja vi que vai ser igual as autonomias de taxi.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. A construção deste aeródromo contribuirá muito para o desenvolvimento da região. Porém, o que preocupa, é se estão considerando o desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social. Porque se houver crescimento econômico sem o social, a região que sempre foi considerada pacata, com pequenos índices de criminalidade e pobreza poderá enfrentar grandes problemas consequentes de um rápido avanço econômico, como aumento da violência e elevação dos índices de pobreza, entre outros problemas resultantes destes.

    ResponderExcluir
  5. Emilson, bom dia!

    Gostaria que aproveitasse o Aluísio Siqueira aí na radio para fazer um APELO!!! NECESSITAMOS URGENTE DE CALÇAMENTO DA RUA RUBENS MARTINS DOS SANTOS NO NOVO LOTEAMENTO JARDIM DAS PALMEIRAS, como essa rua da entrada para as demais e principalmente para as "casinhas" , carros e caminhões passam diariamente e com isso levanta-se MUITAAAAAAAA POEIRA e quando chove NINGUÉM PASSA PORQUE FICA LAMA E MT MT LAMA. NOS AJUDEEEE PELO AMOR DE DEUS!!! CRIANÇAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS TB. POR FAVOR ATENDA NOSSO APELO!!!

    A COMUNIDADE DO JARDIM DAS PALMEIRAS AGRADECE.

    GRATO.
    CRISTIANO.

    ResponderExcluir