terça-feira, 6 de abril de 2010

Encerra nesta quarta curso de formação de professores para Olimpíada da Língua Portuguesa em São João da Barra


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra encerra nesta quarta-feira, no Auditório Municipal, o curso de formação para a Olimpíada da Língua Portuguesa com os professores da Rede Municipal e Estadual do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.
Segundo a coordenadora pedagógica e técnica formadora da Olimpíada da Língua Portuguesa, Tatiana Paixão, nesse encontro os professores receberão informações e materiais para que possam trabalhar em sala de aula com os alunos a produção textual dentro dos gêneros poesia, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião.
– Os professores estarão atentos ao trabalho com o ensino da oralização do texto escrito, a reflexão sobre avaliação lingüística, além da produção e compreensão de gêneros textuais orais e escritos – comentou a coordenadora, acrescentando que o papel da escola é levar o aluno a ultrapassar as formas de produção oral cotidianas para confrontá-las com outras formas mais institucionais.
O curso encerra com o fechamento do trabalho com os gêneros textuais. Em seguida acontecerá a 1ª Etapa da Olimpíada da Língua Portuguesa, que são oficinas realizadas com os alunos nas escolas para seleção dos melhores textos, que serão encaminhados para uma comissão julgadora municipal que tem até dia 03 de setembro para escolha dos melhores trabalhos para a Etapa Estadual.
A Etapa estadual está prevista para acontecer entre os dias 20 de setembro e 22 de outubro, quando serão selecionados até 500 textos semifinalistas dos 27 Estados da Federação e do Distrito Federal. Em seguida será a Etapa Regional, de 1º de novembro a 19 de novembro. Nesta fase os 500 semifinalistas e seus professores viajam para Brasília de acordo com a categoria que estão escritos participando de atividades culturais e de formação.
Ao final do encontro serão selecionados até 152 finalistas para a Etapa Nacional que acontecerá dia 29 de novembro em Brasília. Serão selecionados os 20 vencedores que receberão premiação com medalha, micro-computador, impressora e livros.
“O objetivo da Olimpíada da Língua Portuguesa é contribuir para a formação de professores visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras”, finalizou Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário