quinta-feira, 8 de abril de 2010

Durante formatura, Carla anuncia novos cursos voltados às atividades do Complexo do Açu


Começam em junho os novos cursos voltados às atividades do Complexo Logístico e Portuário do Açu, empreendimento que segundo estudos, vai gerar até 50 mil postos de trabalho, em São João da Barra, até 2012. O anúncio foi feito durante a formatura dos 43 alunos do curso de Logística Portuária, do Núcleo Avançado do Instituto Federal Fluminense (IFF), na última quarta-feira, dia 07, no Cine Teatro São João. A prefeita Carla Machado antecipou também a criação de um curso de inglês, prioritariamente para os recém formados, demonstrando a preocupação que norteia a atual administração em qualificar os profissionais para o mercado de trabalho que se abre.
Além do interesse em viabilizar o curso de inglês, a prefeita, que é professora, adiantou que os novos cursos técnicos serão na área de metalurgia e siderurgia – estes, inéditos na região, além de mecânica e eletrotécnica, já que a demanda inicial do investimento será por profissionais capacitados nessas áreas. Os cursos serão ministrados na antiga fábrica de tecidos Tecex, na entrada da Cidade, cujo prédio está sendo desapropriado pela Prefeitura e será adaptado às necessidades que serão apresentadas pelo IFF, instituição de excelência na formação de quadros técnicos e parceiro na iniciativa.
Na ocasião Carla Machado ressaltou que os novos profissionais, formados pelo primeiro curso de Logística Portuária realizado no Brasil, devem procurar o Balcão de Empregos do município para se cadastrarem: “esse é o caminho, porque o Balcão será procurado assim que houver a necessidade de contratação de profissionais para suprir as necessidades do porto”, destacou. O curso de Logística Portuária foi desenvolvido pelos técnicos do IFF (antigo Cefet), a pedido da Prefeitura de São João da Barra, com base nas necessidades apresentadas pelo Grupo EBX, responsável pelo empreendimento no Açu.
Como não poderia deixar de ser, a noite foi marcada por muita emoção, mas também por discursos que deixaram claro o desejo, tanto do poder público local, quanto de seus parceiros, como o Instituto Federal Fluminense, na preparação da mão-de-obra local para as oportunidades de trabalho que estão sendo geradas a partir da construção do Complexo do Açu, maior empreendimento da iniciativa privada, na América Latina.
Para a subsecretária de Educação, Ana Cristina Alves Barreto, as iniciativas implantadas na área da Educação, em São João da Barra, têm proporcionado um salto de qualidade na formação dos alunos, tanto em nível fundamental, quanto no ensino médio e técnico, que não são obrigações dos municípios, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: “estamos avançando de forma a proporcionar o máximo de oportunidades aos cidadãos sanjoanenses”, afirmou.
A reitora do IFF, Cibele Daher, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da capacitação dos jovens. Ela disse que os formandos fazem parte de uma nova geração, que compreende melhor a tecnologia e tem cada vez mais chances, desde que esteja qualificada: “o IFF, partiu de uma Escola de Aprendizes Artífices e abriu as portas para novidades que surgiram ao longo destes 100 anos de existência. É fundamental que os formandos estejam abertos e preparados para receber novos conhecimentos e compartilhar o que aprenderam com o mundo, mantendo o compromisso com a sociedade”.
Já o professor Roberto José, patrono dos formandos, fez um discurso focando a importância de se “realizar sonhos para alcançar metas”. O educador traçou um paralelo entre as trajetórias do presidente Lula e da prefeita Carla Machado, como exemplos de perseverança. Roberto José destacou a visão da prefeita em investir na implantação dos cursos técnicos voltados à atividade logística, que vai demandar mais vagas para o mercado de trabalho, ressaltando o pedido da prefeita, para que estes cursos pudessem ser levados aos distritos, tornando universal o acesso a essa oferta.
Dentro de alguns meses será a vez dos alunos do curso de Segurança do Trabalho estarem aptos a exercer suas atividades. O convênio entre a prefeitura de São João da Barra e o IFF é mantido desde 2006, com o objetivo de promover cursos para jovens e adultos. Cerca de 150 alunos já se formaram nos cursos de Turismo, Informática Industrial e Logística Portuária. Este último foi ministrado na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), na sede do município, e na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário