terça-feira, 6 de abril de 2010

Escola Modelo será inaugurada em Atafona

Na segunda-feira, dia 12, outra Escola Modelo será inaugurada no município. Depois de Cajueiro, é a vez de Atafona ser contemplada com a obra, nova instalação da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos. Um terreno medindo 20 por 89 metros, com frente para a Rua Hernane Alves e fundos para a Rua Nossa Senhora da Penha, foi o local escolhido para a construção da nova unidade escolar.
— A estrutura conta com oito salas de aula de 50 metros quadrados, com capacidade para abrigar entre 30 e 35 alunos. Mantém ainda banheiros femininos e masculinos com box para deficientes, refeitório, cantina, cozinha, despensa, sala de leitura e sala de informática. A parte administrativa conta com uma secretaria com sala para diretoria, sala para orientação pedagógica, para informática, para professores e uma sala para mecanografia — explica o Secretário Municipal de Planejamento, Victor Aquino.
Victor, que é arquiteto, acrescenta que a escola oferece, ainda, um pátio interno coberto por telha especial e revestimento de prolipopileno para evitar barulhos excessivos e uma faixa de policarbonato para dar luminosidade ao pátio, assim como a estrutura da localidade de Cajueiro. “Pela extensão do terreno, que é estreito, a escola ganhou ainda um pátio descoberto, com uma quadra de vôlei de areia, um play ground e ficou uma obra muito bonita e, tenho certeza, que será bem aproveitada por toda comunidade escolar”, ressalta Aquino.
Maria Ângela de Azevedo Rosa, diretora da escola que atualmente possui 402 alunos, comemora a inauguração das novas instalações. “Estamos muito felizes com essa conquista. Quando se motiva o aluno, a tendência é ele dar um resultado bem melhor. Oferecendo estrutura, podemos cobrar mais. Teremos muito espaço para executar as atividades curriculares e até uma área de lazer”, observa a diretora, ressaltando que o prédio onde funciona a escola, que foi reformada pela prefeitura, atualmente está precário e não atende mais a demanda de alunos. “Já na sexta-feira iniciamos a mudança e já pensamos em ampliar o ensino com a implantação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), um desejo da comunidade adulta do local”, comemora.
A escola foi implantada com o nome de Creche Casulo Peixinhos de Atafona, fundada por Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, com apoio da comunidade, da Sudep e LBA. Em 1987, passou a se chamar Pré-Escolar Os Peixinhos de Atafona, atendendo crianças nessa faixa etária. Mas foi em 1992, sob a direção da educadora Dionélia Gonçalves Santos, que foram implantados os segmentos de CA a 4ª série. Em 1996, com o falecimento da então diretora, a instituição de ensino recebeu o nome dela como uma forma de homenagem pela dedicação à comunidade escolar local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário