segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paixão de Cristo recorde de público em São João da Barra


Foi impossível não se emocionar ao assistir a cena onde Jesus Cristo, após ser crucificado na cruz, foi recolhido nos braços da mãe Maria. Esse foi um dos muitos momentos marcantes da Paixão de Cristo encenada pelo Grupo Arte Cristã, em São João da Barra, na última sexta-feira, dia 02. O Ginásio Municipal de Esportes ficou pequeno para receber o grande público que concorria aos lugares. Do lado de fora, um telão foi montado para as centenas de pessoas que não conseguiram entrar no ginásio.
Os novos figurinos, obra do figurinista sanjoanense Geraldo Lopes, e cenário chamaram a atenção pela riqueza em detalhes, como o sepulcro, trabalho feito pelo artista plástico Thiago Araújo. Cenas novas como as Bodas de Caná e a Santa Ceia também foram adaptadas ao espetáculo, que contou com 3.500 pessoas no público, número recorde entre todas as apresentações. Na platéia, a presença da prefeita Carla Machado e do vereador Aluísio Siqueira.
Com 250 atores sanjoanenses em cena, a montagem, que é realizada pela 26ª vez pelo grupo teatral, conseguiu levar a mensagem reflexiva da Páscoa e emocionar a todos. O espetáculo, com duas horas de duração, aconteceu após a realização da missa e Procissão do Senhor Morto, realizada na Igreja de São João Batista e contou com apoio da Prefeitura de São João da Barra, através do Departamento Cultural do município.
Entre a montagem de uma cena e outra, um grupo de 20 bailarinos apresentavam coreografias e planavam no ar dando uma impressão angelical à montagem. As coreografias foram criadas pela dançarina Karina Meirelles que, este ano, interpretou Maria, emocionando a todos com um texto, criado por Carlos Magno Rangel, que também passou por reformulações.
O ator Lucas Gaia deu um show de interpretação ao dar vida a Jesus Cristo. Participaram ainda, no elenco principal, os atores Beatriz Silva, como Cláudia, esposa de Pilatos, Vagner Rocha, como Pilatos, a atriz Dayse Lucy como Maria Madalena e Judas, que foi interpretado vivido por Renato Machado.
Um dos diretores do grupo ao lado de Luiz Fabiano Machado, Vagner Diniz acrescenta que a montagem desse ano foi a melhor dos últimos tempos. Segundo ele, há possibilidade de, no próximo ano, montarem o espetáculo nas ruas da cidade.
— Já temos um grande público e o Ginásio não comporta mais. A montagem desse ano nos surpreendeu em tudo. Os atores e os bailarinos se superaram e a comunidade gostou muito, pois foi um trabalho feito com muito cuidado. Temos esse cuidado em valorizar os artistas sanjoanenses. Já estamos recebendo titulo de melhor espetáculo de Paixão de Cristo desta região do Rio de Janeiro. Recebemos os parabéns de diretores de teatro que já conferiram grandes espetáculos como os de Campos e Macaé, e isso nos deixa orgulhosos — observa Vagner Diniz.
Há mais de 18 anos, o fotógrafo João Batista Rocha, participa da encenação sacra. Este ano, Batista interpretou o personagem Malaquias. Ele é um dos mais antigos no elenco do tradicional espetáculo. O fotógrafo-ator de 51 anos se mostrou surpreso com a qualidade dos atores mais jovens, que a cada ano participam da montagem.
— Todos os anos eu participo. Desde jovem, sempre gostei de teatro. Já interpretei vários personagens, como apóstolos e sacerdotes. Uma vez, participei de um espetáculo que fez uma imitação da via sacra. A peça foi apresentada nas ruas da cidade, e os acontecimentos foram encenados em pontos diferentes, com o público acompanhando. Já fiz uma montagem também no campo de futebol da cidade, até fixarmos no Ginásio de Esportes — observa João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário