sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NÚCLEO DE CONTROLE DE ZOONOSES E VIGILÂNCIA


Em dezembro do ano passado, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, enviou à Câmara Municipal projeto de lei para a criação do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental cujo objetivo é implementar e administrar as atividades desenvolvidas através do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Controle de Roedores, da Vigiágua, da Vigisolo, da Vacinação antirrábica de cães e gatos, IEC (Informação, Educação e Cultura) e Controle de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos.
Em apenas dois meses de trabalho o Núcleo já vai fazer parte da primeira edição de 2010 da revista Vetores & Pragas, a primeira revista brasileira de pragas urbanas que já existe há dez anos e tem circulação nacional, sendo uma publicação da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP).
Nesta semana a coordenadora do Núcleo, Vera Cardoso de Melo, recebeu a visita de Jair Rosa Duarte – analista ambiental, biólogo e professor membro da Anvisa - e Lucy Ramos Figueiredo – bióloga com especialização em Saúde Pública e diretora técnica da ABCVP. Ambos são do conselho editorial da revista.
Segundo Vera, a prefeitura vem dando todo o suporte para que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma eficiente. “Nesta publicação da revista falaremos especificamente de nosso Programa de Controle de Roedores onde estamos totalmente equipados em EPIs e insumos como bloco parafinado, peletizado, isca fresca e pó de contato. Estamos com o que há de mais moderno. A prefeita está dando apoio total ao Núcleo”, afirma.
Ela acrescenta que este Programa funciona com três equipes, duas por área e uma com moto para pronto atendimento. “Acontece de recebermos ligações e a necessidade imediata de atendimento contra roedores. Todas as solicitações serão atendidas na hora”, frisa.
NOVA SEDE – O Núcleo está funcionando em nova sede com espaço adequado para a distribuição dos setores. “Já estamos fazendo obras para construir um pequeno galpão especificamente para os insumos e uma área para serviço de canil com o intuito de recuperação de animais. Temos ainda uma área para carroças e uma para peçonhentos, além da acomodação dos outros programas. O local está se adequando as nossas necessidades”, ressalta Vera.
DENGUE – A prefeita Carla Machado incumbiu ao Núcleo a tarefa de realizar mutirões de controle da dengue antes do verão para evitar problemas maiores, principalmente em Atafona e Grussaí devido ao grande número de casas de veraneio. No primeiro mutirão, em dezembro, o índice de infestação da Aedes Aegypti em Atafona era de 5,87% e em Grussaí de 3,42%. Já no segundo mutirão, nos dias nove e dez de janeiro, o índice havia diminuído para 0,9% (Grussaí) e 2,57% (Atafona). Antes do carnaval o Núcleo realizou o terceiro mutirão e os índices diminuíram mais ainda: Atafona – 0,79% e Grussaí – 0,31%. De acordo com Vera, todas as outras localidades já estavam com o índice abaixo de 1%.
“Em relação ao larvicida, o governo federal está mudando o biológico (BTI) pelo químico. A prefeita nos autorizou a continuar utilizando o BTI já que o outro é um retrocesso ambiental e, além disso, estamos pensando na saúde no trabalhador e da população”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário