sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ciência e Meio Ambiente são tema de fórum em São João da Barra


São João da Barra é berço de pelo menos três importantes cientistas que fizeram parte da história científica do país: João Martins Silva Coutinho, mais conhecido como Silva Coutinho, primeiro cientista a explorar e fazer um estudo sobre o guaraná da Amazônia, Luiz de Castro Faria, antropólogo, considerado o decano da antropologia brasileira e Domingos Fernandes da Costa, astrônomo que acompanhou, em 1925, a comissão de Albert Einstein, no Nordeste brasileiro, para observar o eclipse solar e comprovar a teoria da relatividade.
Os três foram tema da palestra “Cientistas Sanjoanenses”, proferida pelo técnico em turismo, historiador e especialista em Educação Ambiental, André Pinto, ontem pela manhã, no III Fórum de Ciências e Meio Ambiente, promovido no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. “Esse tipo de fórum é muito importante para aproximar a comunidade ao meio científico. A impressão que as pessoas têm é que fazer ciência é muito complicado, e isso não é verdade. Fazer ciência é muito prático, é algo simples de entender. Basta mostrar do jeito certo”, explicou André Pinto.
Integrante da equipe do Núcleo Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, André ressaltou ainda a participação do grupo no Fórum.
— Queremos mostrar que São João da Barra é um laboratório vivo de ciência. Temos a biodiversidade do manguezal, a energia eólica, do vento nordeste, nossas areias monazíticas e também o fato de termos dois importantes aqüíferos, de estratégia nacional, embaixo da gente. Uma boa reserva de água doce, além da Lagoa do Salgado, um patrimônio mundial. É importante tornar isso público — acrescenta o especialista.
O evento também contou com a participação de outros ilustres. Neide Maria Toledo Mendonça Pessanha e Marco Antônio Manhães Pacheco, gestores ambientais do Projeto NEA/Petrobras, falaram sobre “Projeto NEA/ São João da Barra – Objetivos e Metas”. A também gestora ambiental Arleide Ferreira fala sobre “Projeto Pólen/São João da Barra – Objetivos e Metas”. Já o palestrante Anderson Luiz, gerente operacional da União Norte Engenharia participou com o tema “A União Norte e as Questões Ambientais Locais”. Já o professor Ronaldo Novelli, do Laboratório do CBB, da Uenf, encerrou a programação da manhã com a palestra “Vida e Costumes de Nossos Animais”.
Na parte da tarde, o Fórum contou com uma oficina de fotografia promovida por Diomarcelo Pessanha, do IFF-Campos, com aula teórica e prática sobre o tema “A fotografia como ferramenta pedagógica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário