quinta-feira, 13 de maio de 2010

São João da Barra celebra o Divino Espírito Santo


Mantendo uma tradição de 235 anos, São João da Barra celebra, até o próximo dia 23, exatos 50 dias após a quaresma, o Divino Espírito Santo. Realizada pela paróquia de São João Batista com apoio da prefeitura, os festejos unem religiosidade e folclore e vai de encontro à vocação cultural do povo sanjoanense. O município é um dos poucos no Estado do Rio de Janeiro a realizar a festa, que teve início através de quatro portugueses vindos da Ilha dos Açores e buscaram repetir na vila os costumes de sua terra natal, onde foi construída a primeira capela em honra ao Divino.
A programação teve início na última quarta-feira (12), com missa e início da exposição “O Divino que nos reveste”. Aberta ao público até o dia 30, das 9h às 22h, no Palácio Cultural Carlos Martins, ela exibe peças sacras e vestimentas utilizadas nos últimos 27 anos pelos imperadores e imperatrizes, personagens protagonistas dentro dos festejos.
No dia 13 (quinta-feira), às 8h, teve início a Exposição do Santíssimo Sacramento na Matriz de São João Batista e, às 17h, Bênção do Santíssimo. Às 19h, aconteceu o Primeiro Dia da Novena. Na sexta-feira, às 18h, acontecerá o Segundo Dia da Novena, com participação especial do Apostolado da Oração. Sábado Dia 15, às 9h, será realizado o Passeio Ciclístico do Divino.
Ainda no sábado a Bandeira do Divino Espírito Santo fará, às 15h, uma visita ao Retiro de Idosos São João Batista, com a presença de grupos de jovens da Paróquia São João Batista. Após o Terceiro Dia da Novena, às 19h, o quadro do Divino Espírito Santo será levado à residência do juiz do mastro, Carlos Magno de Assis Rangel. De lá o mastro será retirado às 17h30m de domingo pela imperatriz Lorrayne e pelo seu pajem João Victor para ser erguido na praça da matriz às 20h, acompanhado por apresentação do grupo de seresteiros sanjoanenses Boas Lembranças.
Prosseguindo a programação, a festa tem apresentação dos violeiros da Associarthis, sob o comando do cantor e compositor Cadinho Laranjeira, segunda-feira (17), no fechamento do Quinto Dia da Novena. A Folia do Divino, com saída da Matriz, acontecerá às 19h da quarta-feira (19), e percorrerá as ruas da cidade visitando os lares ao som de sanfonas e pandeiros, antecipando a alegria da festa do Divino. Na chegada à Praça da Matriz, haverá show com o cantor Zeca Ribeiro.
Nos últimos dias de festa, além da parte religiosa, incluindo, na sexta-feira (21), às 19h, o encerramento do Novenário, haverá, ainda, Exposição do Santíssimo Sacramento, das 8h às 17h da quinta-feira (20), na Matriz de São João Batista, e apresentação da academia “Corpo em Movimento”, às 20h de sexta-feira.
No domingo (23), Dia do Divino, alvorada às 5h, seguida de café da manhã. O cortejo da Imperatriz acompanhada de seu pajem, valetes e damas de companhia será às 9h, na Matriz de São João Batista. Ainda pela manhã, Santa Missa Solene às 10h, finalizando com distribuição de pães bentos e recepção à imperatriz no Palácio Cultural Carlos Martins.
A Solene Procissão do Divino acontece às 18h, seguida de Santa Missa Dominical. Após o ato religioso, sorteio da imperatriz e pajem para 2011 e entrega de brindes às crianças participantes do Cortejo Matutino e Procissão. A descida do mastro e queima de fogos marcam o enceramento das festividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário