quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prefeitura de SJB faz grandes investimentos em drenagem em Grussaí



Vítima de constantes alagamentos em épocas de chuva, a praia de Grussaí deverá se livrar definitivamente desse antigo problema. Vários sistemas de drenagem, com valor total de R$ 1,8 milhão, vêm sendo implantados pela prefeitura visando garantir o escoamento das águas, que antes ficavam acumuladas, causando transtornos para comerciantes, moradores e para os milhares de turistas que frequentam o balneário no período de verão, época em que as chuvas são mais freqüentes. Este trabalho é uma constante na gestão da prefeita Carla Machado que vem realizando este serviço em diversas localidades do município.
Obras nesse sentido já foram concluídas em diferentes pontos de Grussaí, como nas ruas Guilherme Teófilo e Amaro Belmiro, ambas nas imediações da ponte que permite acesso ao bairro Nossa Senhora Aparecida (outro lado da lagoa), nas proximidades da igreja de santo Amaro e do posto de saúde e, ainda, no bairro Balneário Chris. Nas ruas das Flores e Marechal Rondon, na área central de Grussaí, o trabalho se encontra em fase de conclusão, com a recomposição da pavimentação.
Diferente dos sistemas de drenagem implantados nas outras áreas de Grussaí, onde foram usados tubos de concreto, na Rua das Flores e Marechal Rondon os escoamento será feito por meio de tubos coletores urbanos em PVC, com diâmetros de 250 e 300 milímetros. O mesmo material será utilizado para drenar a Avenida Liberdade, também na região central de Grussaí e principal referência a nível comercial e de prestação de serviços da praia.
De acordo com a secretaria municipal de Meio Ambiente, por não oferecerem atrito, os tubos em PVC permitem um melhor escoamento da água. “Esse tipo de material propicia uma maior velocidade no escoamento. Ele é apropriado para locais com pouca declividade, ou seja, terrenos planos, como é o caso da região central de Grussaí”, explica Marcos Sá, secretário municipal de Meio Ambiente.
Na Avenida Liberdade, onde as obras devem ser concluídas em 15 dias, são 128 metros de tubos de 300 milímetros de diâmetro e 646 metros de tubos de 250 milímetros. Eles irão garantir a drenagem no trecho entre o Grussaí Praia Clube e o final da avenida. No trecho inicial, onde já havia sistema de drenagem, o problema foi resolvido em 2009 com a desapropriação em uma área próxima à lagoa para a desobstrução da saída do sistema de coleta das águas pluviais.
Na opinião do comerciante Aguinaldo Alves dos Santos, morador da Avenida Liberdade há 28 anos, as obras deverão, enfim, solucionar os alagamentos nas proximidades de sua residência. “Acredito que seja um serviço de qualidade e que vá melhorar a situação dessa avenida, que costuma ficar alagada em vários pontos. Ainda sou prejudicado com a queda no movimento em meu comércio, já que as pessoas não costumam parar para comprar em tempos de acumulo de água’, destaca Aguinaldo, dono de um estabelecimento para venda de gelo e bebidas.
O serviço de drenagem deverá ser implantado, também, nas imediações do Sesc Mineiro e no bairro da Figueira. Nesses dois locais as obras serão iniciadas assim que for concluído o trabalho na Avenida Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário