sexta-feira, 23 de julho de 2010

Artesãos de SJB participam de feiras na região e no Rio


Mais uma vez, artesãos de São João da Barra vão mostrar seus produtos em feiras agropecuárias da região. Até o próximo domingo, dia 25, o grupo que faz parte do projeto municipal “Artesanato é a nossa cultura” participa da Feira Agropecuária de Cardoso Moreira. Produtos em MDF, materiais reciclados, biscuit, arte em madeira, tecido, artesanato com conchas, escamas e pele de peruá – produtos que são a marca registrada e diferencial do material produzido no município – criados por mais 50 artesãos que integram o projeto, já estão sendo comercializados no local.
Na semana que vem, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, os artesãos participam da Feira Agropecuária de Macaé. E, logo na outra semana, 07 de agosto, o grupo vai participar, pela primeira vez, da Feira Rio Antigo, evento que acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, das 7h às 20h, na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, e que reúne artesãos do Rio e abre espaço, também, para produtos do interior do Estado.
— Essa feira é organizada por uma associação ligada ao programa de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento do Interior do Estado. São mais de 200 barracas e, a cada mês, é convidado um município do interior do Estado. São cinco barracas disponíveis para esses convidados. Esse mês fomos convidados e acreditamos que vai ser um sucesso e uma oportunidade para trocarmos experiências com outros artesãos e mostrarmos o trabalho realizado no município para pessoas de outras cidades e de outros países, pois a feira atrai também muitos turistas estrangeiros — explica Vânia Pantoja, coordenadora do projeto “Artesanato é a nossa cultura”, ressaltando que a fama desta feira é conhecida em todo o país. “É uma opção de lazer e entretenimento, já que, além das barracas, o público confere apresentação de shows e conta com um grande setor gastronômico. Isso, com certeza, atrai ainda mais público para o local”, acrescenta.
Conhecidos por sua qualidade e bom preço, o artesanato sanjoanense é apresentado em diversos eventos da região. Recentemente, o grupo participou da exposição agropecuária de Campos dos Goytacazes e da 1ª Feira de Artesanato Regional, que aconteceu na Praça São Salvador, no mesmo município.
— Fomos muito bem recebidos e nossos produtos tiveram uma grande aceitação. Isso faz com que aumente o número de artesãos que procuram o projeto e também gere mais renda, já que, nesse período de inverno, há uma diminuição de turistas em São João da Barra. Dessa forma, com apoio total da prefeitura com o transporte, por exemplo, é possível escoarmos a produção — afirma Vânia.
A coordenadora acrescenta que mais de 100 artesãos fazem parte da Estação das Artes Derly Machado. “Quando vamos para outros lugares, apenas um grupo vai, porque participamos simultaneamente de outros eventos também, e cada artesão representa outros. Temos um caso em que uma artesã representa outros oito e fica responsável pela venda desses produtos também”, explica.
O sucesso e amplitude do projeto rendeu a criação do grupo Artesãs Empreendedoras, envolvendo também artesãs de Cardoso Moreira, Campos, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Macaé. O projeto vai criar, agora, a Associação dos Artesãos da Estação, para atender aos mais de cem que são cadastrados na Estação de Artes Derly Machado. “O resultado de nosso trabalho em buscar melhorar sempre pode ser medido também pelas constantes encomendas que recebemos tanto da prefeitura, como de empresas privadas como a LLX e Toquino, que utilizam nossos produtos como lembranças. Sentimos, com isso, a valorização constante do artesão sanjoanense”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário