terça-feira, 5 de abril de 2011

Serviço de Resgate é referência em São João da Barra





A Prefeitura de São João da Barra através da Secretaria de Saúde disponibilizou para os moradores, veranistas e turistas o serviço de Resgate de Urgência e Emergência que atende pelo número telefônico 192. Com base na praia de Atafona, a equipe tem a finalidade de prestar um melhor atendimento pré-hospitalar à população.
Segundo o coordenador do Projeto Resgate Urgência e Emergência, Diogo Novas Berto, a intenção é oferecer um serviço com qualidade e profissionalismo no atendimento e remoção de pacientes politraumatizados que se envolvem em acidentes automobilísticos, mal súbito, afogamento, queimadura, intoxicação, perfuração por arma de fogo, perfuração por arma branca (faca) e outros casos.
Os dados estatísticos comprovam que o serviço está em pleno funcionamento em São João da Barra. “Do dia 17 dezembro até o final do ano atendemos 49 pacientes. No mês de janeiro foram 80 atendimentos e, em fevereiro e março, 70 e 76, respectivamente”, comentou Diogo, acrescentando que constantemente são realizados treinamentos de atendimento de resgate com o intuito de aumentar o entrosamento e aperfeiçoamento da equipe.
A dona de casa Tatiane Lima, moradora da praia de Grussaí, foi uma das socorridas pela equipe de resgate após sofrer um acidente de trânsito. “Graças ao atendimento rápido estou viva”, declarou Tatiane, que sofreu politraumatismo em várias partes do corpo.
De acordo com Diogo, é prestado também serviço de remoção de pacientes graves para UTIs de hospitais de outros municípios.
– A Ambulância UTI Móvel é uma Unidade de Resgate Avançada com médico, técnico de enfermagem e motorista, composta com monitor cardíaco multiparâmetro, respirador, bomba de fusão, material de veia profunda, cardioversor, desfibrilador, aspirador, medicamentos diversos, manta térmica, equipamento de socorro aquático e terrestre (prancha longa, KED, imobilizador de membros, lanterna, material de ventilação invasivo e não invasivo, entre outros) – finalizou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário