quarta-feira, 6 de abril de 2011

Secretário de Abastecimento Regional, Abastecimento e Pesca em São João da Barra nesta quinta-feira


São João da Barra irá receber, nesta quinta-feira (07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto. Acompanhado do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, o secretário será recebido, às 9h, pela prefeita Carla Machado e irá conhecer as obras de implantação do Porto do Açu. Estão agendadas, também, visitas à Colônia de Pescadores Z-2 e à cooperativa Arte Peixe, ambas localizadas na praia de Atafona.
Empossado há três meses na pasta, Felipe Peixoto está percorrendo o norte e noroeste desde a última segunda-feira e seu objetivo, de acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Abastecimento e Pesca, é conhecer de forma mais detalhada a região para que possam ser direcionados projetos para o setor.
Em São João da Barra, Felipe Peixoto irá obter informações a respeito de um dos maiores empreendimentos privados da América Latina e seu impacto sócio-econômico no município e em toda a região. Em Atafona, maior pólo pesqueiro do município, o secretário irá conversar com lideranças do setor e, em seguida, conhecer o Cooperativa Arte Peixe.
Viabilizada na gestão da prefeita Carla Machado após um curso de capacitação no beneficiamento e no processamento do pescado, em janeiro de 2007, a cooperativa reúne mulheres e filhas de pescadores na fabricação de produtos comestíveis como linguiça, hambúrger, isca de camarão, bolinho, nuggets e quibe de peixe, além de camarão empanado. Em março de 2009, foi apontada pelo Ministério da Integração Nacional como uma das cinco melhores do país com origem a partir da realização de cursos de qualificação desenvolvidos pelo Programa Produzir. A escolha aconteceu durante a Primeira Mostra de Desenvolvimento Regional, realizada em Salvador-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário