quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeitura e Estado vão estabelecer prazos para ações no Quinto Distrito



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado e o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, vão estabelecer um cronograma de ações para colocar em prática os termos de compromisso firmados entre a Prefeitura, o Estado e o Grupo EBX. Carla e Pezão se reuniram na segunda-feira, no Rio, juntamente com o subsecretário de Estado de Urbanismo, Vicente Loureiro, os vereadores Jonas de Barcelos e Aluizio Siqueira, da bancada de apoio ao Governo, o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins, o Neco, e o vereador Alexandre Rosa (PPS).
Um dos pontos que a prefeita defendeu na reunião com Pezão foi a necessidade de resolver a questão fundiária dos proprietários do Quinto Distrito. A prefeita lembrou que a ausência de documentos por parte de muitos proprietários tem causado dificuldade no recebimento de indenizações, o que vem deixando os proprietários locais sobressaltados. Nos termos de compromisso assinados entre a Prefeitura, o Estado e os empreendedores, constam uma série de ações que favorecem os moradores do Quinto Distrito, especialmente aqueles que se encontram na área de influência do porto e do complexo industrial do Açu.
Durante a reunião a prefeita falou também sobre o programa que beneficiará 87 famílias com o reassentamento. As primeiras unidades do programa já estão sendo concluídas. Espera-se que nas próximas semanas seja possível fazer uma apresentação do projeto junto às famílias que tem conversado com a Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio. No reassentamento as famílias serão beneficiadas com uma série de projetos, como apoio à produção, cessão de máquinas e equipamentos, assistência técnica, além de infra-estrutura e toda uma rede de serviços que hoje não dispõem em suas residências.
Mais uma vez defendendo os interesses da população do Quinto Distrito, a prefeita enfatizou a importância da união de forças para que os moradores da região sejam integrados ao processo de desenvolvimento. “Nós sabemos que o porto e o distrito industrial são muito importantes para São João da Barra e para a região Norte do Estado, porque mudarão o perfil econômico da nossa região. Porém, é fundamental que a população local esteja inserida definitivamente no processo, que seja por meio da qualificação da mão-de-obra, para competir no mercado de trabalho, quer seja na melhoria das condições de produção, já que o mercado consumidor, passará a ser maior”, ressaltou a prefeita.
Líder do governo na Câmara Muncipal, o vereador Aluízio Siqueira lembrou a importância dos protocolos já assinados, especialmente no que diz respeito à capacitação profissional, o que permitirá uma abertura do mercado de trabalho para pessoas que teoricamente, teriam apenas a atividade agropecuária como possibilidade de sustento.
O ex-presidente da Câmara, Alexandre Rosa, ficou surpreso com os protocolos que já foram assinados. O vereador estava no Rio para uma reunião regional do PPS e foi convidado pela prefeita a se encontrar com o governador em exercício. Alexandre Rosa lembrou que na sessão do Legislativo sanjoanese de quinta-feira passada, advertindo que tomem cuidado “e não sejam usados politicamente”.
O vice-governador Pezão informou ainda que o Estado incluiu a conclusão da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, no pacote de obras que serão contempladas com o empréstimo de R$ 1 bilhão que será liberado para o Estado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Cabral conseguiu o recurso em viagem recente aos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário