terça-feira, 5 de abril de 2011

LLX traz megaequipamento para construção do Porto do Açú




Chegou ao Rio o maior equipamento do mundo para fabricação de moldes para blocos gigantes de concreto. O caixoneiro, da espanhola Acciona, foi trazido da Espanha pela LLX, do empresário Eike Batista, para a construção do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Segundo a LLX, o complexo portuário será um dos três maiores do mundo.

O caixoneiro está ancorado na Baia de Guanabara e tem 54 metros de comprimento por 56 de altura e 49 de largura. Hoje, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, foram conhecer o megaequipamento.

- O Porto do Açu vai receber os maiores navios do mundo, o que representa um avanço econômico de máxima importância. Estamos mais do que satisfeitos em termos Eike Baptista como um parceiro, ele é um empresário que realmente aposta e investe no Rio de Janeiro – afirmou o Governador em exercício, Luiz Fernando Pezão.

- O investimento que está sendo feito no Porto do Açu permitirá ao estado do Rio estar entre as principais cidades em fluxo e movimentação de carga pelo menos nos próximos 50 anos. Uma vez concluído, o porto, com seus dois terminais portuários, vai permitir importações e exportações de 350 milhões de toneladas de granéis líquidos, sólidos, por ano, posicionando o Porto do Açu entre os três maiores do mundo. Os dois terminais e o valor dos dois contratos para a utilização do caixoneiro somam aproximadamente R$1,5 bilhão – explica o presidente da LLX, Otávio Lazcano.

Para o secretário Julio Lopes, o Rio de Janeiro toma a vanguarda nos métodos de construção de portos:

– Junto com outros portos, como o de Itaguaí, estamos construindo o maior complexo portuário do Brasil, com os maiores e melhores equipamentos do mundo em termos de tecnologia de construção.

O caixoneiro será levado por rebocadores até São João da Barra e a operação para confecção dos blocos de concreto deverá ser feita por 500 operários durante dois anos.
Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário