sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bolsa família se reúne com diretores de escola em SJB

A coordenação do Programa Bolsa Família vai se reunir no próximo dia 17 com os diretores das escolas de São João da Barra. A reunião será realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no centro da cidade, a partir das 14 horas. A pauta da reunião será o acompanhamento das condicionalidades da educação do Programa.
De acordo com a gestora máster da área de educação do Programa, Beatriz Pereira da Silva, as famílias que desejam participar devem satisfazer algumas condições referentes à Promoção Social, Educação e Saúde. “A Educação, que é especificamente a minha área, as famílias devem ter as crianças de 6 a 15 anos e adolescentes entre 16 e 17 anos, matriculados na escola e garantir a freqüência de 85% e 75% respectivamente”, afirmou a gestora.
Atualmente São João da Barra conta com 5.600 famílias cadastradas no Programa das quais 2.135 são atendidas. O total de alunos que têm a freqüência acompanhada e as famílias recebem os benefícios é de 2973. Por cada criança matriculada o responsável recebe a quantia de 22 reais que é contabilizado como benefício variável, além do benefício básico que é de 68 reais.

Ação social e cidadania no Carrapicho

Os moradores do bairro Carrapicho, em Atafona, vão receber neste sábado, dia 14 de agosto, das 9h às 17h, o Projeto Ação Social e Cidadania objetivando colocar à disposição da população serviços prestados pelas secretarias de Promoção Social, Saúde, Educação e Cultura, Administração, Meio Ambiente, Defesa Civil, Comunicação Social e Procuradoria (Assistência Jurídica Gratuita). O projeto será na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET)
Através do projeto a comunidade do bairro receberá serviços de emissão de documentos de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, assistência jurídica gratuita, esclarecimentos previdenciários, aferição de pressão arterial, vacinação, medição da taxa de glicose, corte de cabelo, foto ¾ gratuita, além de apresentação teatral, brincadeira com as crianças, apresentação do artesanato local, demonstração do Projeto Padaria Escola, sorteio de bicicletas e outros brindes.
O Projeto Ação Social e Cidadania já esteve, nesse ano de 2010, nas comunidades de Açu, quinto distrito do município, no mês de fevereiro, e em Roças Velhas, no sexto distrito, no mês de maio. Aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas nesses dois eventos.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social que, além dos demais setores da administração sanjoanense, tem como parceiros o Ministério do Trabalho, Detran, Fundação Leão XIII, Previdência Social, Cartório do Registro Civil, Caixa Econômica Federal e Emater.

São João da Barra com 12 pontos de vacinação contra a poliomielite


No próximo sábado (14), dia D da Segunda Etapa Nacional de Multivacinação Infantil contra a Poliomielite, São João da Barra terá 12 pontos de vacinação espalhados pelos seis distritos do município. O horário de atendimento será 8h às 17h e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar aproximadamente 3 mil crianças com idades de zero a cinco anos.
Além dos pólos do Programa Saúde da Família dos Bairros Nova São João da Barra, na sede do município, Carrapicho, em Atafona, e o da localidade de Campo de Areia, no quinto distrito, a vacinação acontecerá nas unidades de Saúde de Grussaí, Atafona, Cajueiro, Barcelos, Palacete, Sabonete, Mato Escuro, Quixaba e Açu.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem por objetivo manter o Brasil na condição de país livre da doença, inclusive obtendo, no ano de 1994, o certificado de erradicação concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O último caso registrado foi em 1989.
— A vacinação é indiscriminada. Todas as crianças com idades entre zero e quatro anos, onze meses e vinte e nove dias deverão ser imunizadas com a vacina oral contra a poliomielite, independente de tê-la recebido anteriormente — explicou Rachel Alves Rebel, coordenadora Municipal de Imunização.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lerner desenhará cidade para 250 mil habitantes


O arquiteto paranaense Jaime Lerner foi contratado pelo multibilionário Eike Batista para planejar uma cidade que será construída no norte do estado do Rio de Janeiro. A Cidade X, como vem sendo chamada, será erguida em São João da Barra, onde o grupo de Eike está construindo o Porto do Açu. O cálculo é que a cidade, na verdade um empreendimento imobiliário gigantesco, abrigue 250 mil pessoas.
A informação sobre a contratação do escritório de Jaime Lerner foi divulgada neste fim de semana pela coluna Radar, da revista Veja. O arquiteto e ex-governador não comentou ainda o seu trabalho no projeto.
A Cidade X está sendo construída em função do grande número de pessoas que deverá se mudar para a região em razão do novo porto. São João da Barra, hoje, tem apenas 30 mil habitantes, e deve sofrer um inchaço populacional com o novo empreendimento.
"Vai ser uma cidade muito bonita", declarou Eike Batista, dono do grupo EBX, ao jornal O Globo, no ano passado. O investimento total no porto, que deve ser entregue para operações em 2012, é de R$ 1,6 bilhão. A expectativa é que sejam exportadas por ali 63,3 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Fonte: Jornale

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

VII Fórum de Assistência Social em São João da Barra

Nesta quinta-feira (05/08), acontece em Barcelos, 6º distrito de São João da Barra, o VII Fórum de Assistência Social. A reunião tem como objetivo eleger representantes da sociedade civil para atuarem como conselheiros por um período de dois anos. O Fórum vai ser realizado no Salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, das 12h às 17h.
Com o tema “Participação Popular no Conselho de Assistência Social”, o evento pretende mostrar aos participantes a importância do Conselho de Assistência Social e também a importância da atuação da sociedade civil como conselheira. De acordo com Martha Bomgosto, presidente do Conselho, a existência e atuação do órgão é fundamental para o andamento das ações da Promoção Social no município:
— O Conselho de Assistência Social é responsável pelo controle, fiscalização e acompanhamento das políticas de Promoção Social. Todo projeto da Promoção tem que passar pelo conselho, para ser avaliado e aprovado. Sem o Conselho não há garantias de atendimento aos direitos sociais.
Neste VII Fórum serão eleitos cinco representantes da sociedade civil, que depois, junto com mais 5 integrantes do poder público, indicados pela prefeita Carla Machado, vão atuar como conselheiros até agosto de 2012, quando deverá ser feita nova eleição para os cargos.

Escolas de São João da Barra participam de Jogos Estudantis


Escolas estaduais, municipais e particulares, representando os seis distritos de São João da Barra, estão mobilizadas para a participação, entre os dias 09 e 14 de agosto, dos Jogos Estudantis do Município. Organizado pela Associação de Jovens Sanjoanenses (Ajovens), em parceria com Departamento Municipal de Esportes, o evento será aberto oficialmente às 9h de segunda-feira (09/08), no Ginásio Municipal de Esportes, de onde sairá um passeio ciclístico percorrendo as principais ruas da cidade.
Ao todo serão 600 alunos, todos do ensino médio, competindo em vôlei de areia e de quadra, futsal e atletismo (100 e 200 metros rasos e salto em distância). Cada escola montará uma equipe em cada uma dessas modalidades. “Essa competição é um incentivo à prática esportiva e também uma oportunidade para que possamos garimpar alguns talentos para que possam vir a representar São João da Barra em competições a nível estadual e até mesmo nacional”, destacou o subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Adilson Almeida.
Estão incluídas as escolas estaduais Newlton Alves (Atafona), Admardo Alves Torres (Grussaí), João Coelho da Silva (Cazumbá), Raimundo Magalhães (Barcelos), Olimpio S. de Brito (Degredo) e Alberto Torres (sede do município). Da rede municipal estão inscritas Domingos Fernandes da Costa (sede do município) e Elysio de Magalhães (Barcelos). O Colégio Cenecista São João Batista e Centro Educacional Rico Talento, localizados no centro de São João da Barra, também estão confirmados.
— Os Jogos Estudantis foram idealizados pela diretoria da Ajovens como uma forma de integrar os estudantes de todas as regiões do município por meio do Esporte. Com apoio da Prefeitura de São João da Barra, alcançamos esse objetivo — explicou o presidente da Ajovens, Maicon Cruz.
No dia 14 de agosto, às 16h, haverá o encerramento no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá com a premiação dos três primeiros colocados em cada uma das modalidades e, também, da escola campeã na soma de medalhas. Em seguida haverá show musical com bandas locais. As provas são disputadas nas categorias masculino e feminino.