quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Centenária União dos Operários ganha apoio do Estado para implementação de projeto de resgate musical em SJB



A cultura em São João da Barra comemora mais um conquista: o Projeto Resgate da Memória Musical de São João da Barra, que faz parte do Ponto de Cultura, permeado por convênio com a Secretaria de Estado e Ministério da Cultura. Idealizado pelo músico Antônio Carlos Ribeiro Dias, do Centro Musical e Cultural União dos Operários, gestor do projeto, o trabalho foi selecionado entre inscritos de diversas partes do estado e conquistou uma verba R$180 mil reais para ser gerida em três anos.
O projeto, que já está sendo realizado na sede da banda, no Centro de São João da Barra, visa o resgate de músicas de compositores sanjoanenses para bandas. Segundo Antônio Carlos, 36 canções já foram catalogadas, por meio de um trabalho que vem sendo realizado desde 1997.
— A primeira parte do projeto é encontrar e editar em papel essas 36 partituras pelo menos. Dentro de nosso acervo tínhamos poucas e muito se perdeu. Fizemos um trabalho com os familiares de compositores como Ubaldo Sena, Eloy Mota, Otacílio Baeta e Waldemiro Ferreira, para encontrar as músicas e somar com nosso acervo. Inclusive, quem tiver alguma informação ou alguma obra desses compositores devem entrar em contato conosco, para catalogarmos — observa o músico integrante da centenária banda.
Fazer um belo dobrado pode ser complicado até mesmo para músicos experientes. Mas para esses compositores, segundo Antonio Carlos, a falta de conhecimento técnico não atrapalhava em nenhum momento. “Temos notas dificílimas que eles criaram”, observa o músico, acrescentando que o projeto não tem como finalidade contar a história de cada um desses nomes ilustres.
— Estamos pensando em editar um livro paralelo para contar essas histórias. Existe uma pretensão de se criar no município uma escola de artes e esse material vai ser doado para lá e servir para ser estudado, pois precisamos estudar nossa música de raiz. A prefeitura mostrou interesse em ser parceira do projeto e continuamos buscando mais apoios, pois temos muito a conquistar e deixar para as gerações futuras — acredita.
Antonio Carlos explica, ainda, a segunda fase do trabalho. “Num segundo momento, a partir do ano que vem, vamos ensaiar, executar essas canções com uma banda que será formada por 20 músicos experientes. Não poderemos fazer com a nossa escola de músicos, pois temos notas difíceis de serem tocadas. E na terceira fase vamos gravar essas canções com esses músicos e fazer um CD”, explica Antonio Carlos, lembrando que há uma dificuldade grande de se encontrar tubistas na região.
Durante a parte da execução das músicas, apresentações serão realizadas no município, em todos os distritos. “Esse trabalho vai culminar em um grande encontro de bandas de música. Vamos apresentar a coleção dessas canções e direcionar três delas para cada um apresentar. É um projeto muito interessante para incentivar também aos jovens, já que nenhum desses compositores estudou música em Academia. Eles tinham esse dom”, ressalta.
Ao todo são 150 Pontos de cultura divididos por regiões do Estado do Rio. Antonio Carlos explica que São João da Barra participou com três projetos e dois deles foram selecionados.
— Fiz o Sorriso de Criança, que será implementado pelo Grupo Nós na Rua (já está em fase de finalização), o Resgate de Memória Musical, pela União dos Operários, e Inclusão Erudita, que seria implementado pelo Educandário Santa Cecília. Este foi o único que não foi selecionado, mas que pode vir a ser em uma outra oportunidade. A assinatura do convênio foi realizada em agosto. O projeto tem um prazo para ser concluído, três anos, e tem que se tornar auto-suficiente e gerar renda — observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário