quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eike Batista volta a explicar escolha pelo estaleiro no Rio


O empresário Eike Batista deu novas declarações nesta quarta-feira (9) a respeito da decisão de transferir a instalação do estaleiro de sua empresa, a OSX, de Biguaçu para São João da Barra (RJ). Em teleconferência, o bilionário falou que, além do impasse na obtenção do licenciamento ambiental, fatores logísticos e climáticos também influenciaram na escolha.

Dentro dos fatores logísticos, a distância pode ser considerada o principal deles. De acordo com Eike, o principal objetivo do estaleiro era construir plataformas para exploração de petróleo, a serem utilizadas na Bacia de Campos. "Em Biguaçu, estaríamos a 1000 quilômetros de distância do local da utilização final do equipamento. No Rio, esta distância é de apenas 150 quilômetros", afirmou.

O clima também teve sua parcela de culpa. O empresário afirmou que a cidade carioca de São João da Barra possui, em média, "32 dias a mais de clima seco do que Biguaçu". Segundo ele, isso pode representar uma produtividade mensal até 5% superior.

Os investimentos

O estaleiro da OSX será instalado no Complexo Industrial do Superporto do Açu. Lá também é facilitado transporte de matéria-prima, dada a proximidade com indústrias siderúrgicas. A economia com o deslocamento pode chegar a 90%.

O grupo OSX, no entanto, não descarta a possibilidade de investimentos no seu terreno em Biguaçu. A implantação de uma fábrica de barcos é uma das alternativas.

(Com informações da revista Amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário